segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Erudito na hora do almoço

Oficialmente, a temporada de concertos da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico de Minas Gerais ainda não começou. Mas os corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado já estão em plena atividade, agora com a série “Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia”, em apresentação nesta terça-feira (14), no palco do Grande Teatro do Palácio das Artes.

Sob a batuta do maestro Sílvio Viegas, regente titular da Sinfônica, o concerto apresenta trechos de óperas, balé, oratórios – composições que marcaram época na música erudita. O repertório do programa contempla as composições “Il Guarany – Protofonia”, de Carlos Gomes; “Nabucco – Va Pensiero”, de Giuseppe Verdi; “Madama Butterfly – Bocca Chiusa”, de Giacomo Puccini; “Requiem – Lacrimosa”, de Mozart; “Carmen – Entr’Acte ato II”, de Georges Bizet; “Peer Gynt 1 – No Hall do Rei da Montanha”, de Henrik Ibsen; “O Quebra-Nozes – Valsa das Flores”; de Tchaikovsky; e “Messias Hallelujah”, de Haendel.

“O concerto é muito festivo e escolhemos um repertório que fosse popular mas, ao mesmo tempo, emocionante, e que fosse ensaiado em pouco espaço de tempo. Ele começa mais vibrante, com Carlos Gomes, depois fica mais tranquilo, com composições mais introspectivas, até voltar a ser vibrante com Tchaikovsky”, adianta o maestro Sílvio Viegas, que também vê na apresentação de amanhã “um prelúdio para a nova temporada”.

Outro aspecto ressaltado pelo regente da Sinfônica é a participação – e parceria – do Coral Lírico de Minas Gerais, regido pela belo-horizontina Lara Tanaka. “Desde quando cheguei à orquestra, quis trabalhar com os diferenciais do Palácio das Artes, e os corpos artísticos têm um grande valor cultural. Somos o único órgão cultural de Minas Gerais com essa integração. Então, no ano passado, valorizamos essa parceria em diversas atividades e queremos ampliar ao longo desta temporada”, conta Viegas.

Temporada. O concerto desta terça-feira (14) representa a segunda atividade do ano da Sinfônica e do Coral Lírico ao público da cidade. Mas a temporada dos corpos artísticos, de fato, começa na próxima semana, no dia 21, com a série “Sinfônica e Lírico em Concerto”, com apresentação da icônica “9ª Sinfonia”, de Beethoven.

“A orquestra mostrou uma qualidade e uma maturidade grandes na preparação para este concerto. Esta é uma obra emblemática para começar a temporada, que traz uma mensagem de paz, união. Vivemos um momento difícil no Brasil, e essas palavras de humanidade da composições são perfeitas para trazer mais harmonia para as pessoas”, ressalta Sílvio Viegas, que também destaca a participação dos solistas Camila Titinger (soprano), Deborah Burgarelli (mezzosoprano), Matheus Pompeu (tenor) e Savio Sperandio (baixo) para o concerto inaugural. “São vozes incríveis que teremos nesta abertura. Jovens que vão acrescentar muito ao trabalho”, aponta o regente.


SERVIÇO


O Quê. “Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia”, concerto da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico de Minas Gerais

Quando. Nesta terça-feira (14), às 12h

Onde. Grande Teatro do Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, centro, 3236-7400)

Quanto. Entrada gratuita

O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário