sábado, 25 de janeiro de 2020

Evento: Lançamento da Pedra Fundamental do Memorial das Vítimas de Brumadinho

Prezado(a) jornalista,

Segue transcrição da entrevista coletiva concedida pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Agostinho Patrus, neste sábado (25/1), em cerimônia de lançamento da pedra fundamental do memorial em homenagem às vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho – desastre que completou um ano.

Atenciosamente,

7f2f448d-da6c-456d-9fcc-443082d96b30.png
 
Evento: Lançamento da Pedra Fundamental do Memorial das Vítimas de Brumadinho
Data: Sábado, 25 de janeiro de 2020
Local: Base do Corpo de Bombeiros, Brumadinho

Da parte da Assembleia, parece que tem uma lei que ainda não foi aprovada, de atendimento aos atingidos pelo rompimento, como está este processo?

Nós já votamos em primeiro turno a legislação. Estamos, agora, aguardando o retorno das atividades na Casa, das atividades de Plenário, para que possamos pautar, em segundo turno, esta matéria. Nós criamos uma comissão, dando continuidade à CPI que foi feita, para que aquelas recomendações, aquelas exigências que a Assembleia apresentou, sejam cumpridas, para que este crime ocorrido aqui em Brumadinho – e eu digo crime, porque a CPI da Assembleia assim o intitula – não volte mais a acontecer. 
Nós estamos acompanhando todas as iniciativas que estão sendo tomadas. Nós criamos um grupo, pela primeira vez na Assembleia, dando continuidade à CPI. Não encerrando, assim, esse momento de CPI, mas dando continuidade na cobrança desses atos. E uma dessas cobranças, sem dúvida alguma, é a finalização de toda a regulamentação da lei aprovada na Assembleia, que bane, de maneira definitiva, empreendimentos como este que, infelizmente, veio a matar 272 pessoas. 
Nós fizemos questão de fazer um levantamento: é o maior número de mineiros mortos, na história dos 300 anos de Minas Gerais. Nós tivemos mortes significativas na Guerra do Emboabas. Depois, também, em 1930, 1932, mas nada, em um único dia, com um número tão alarmante de vítimas, o que afeta profundamente o nosso sentimento, o nosso coração, porque é algo que poderia ter sido evitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário