terça-feira, 28 de julho de 2020

Covid-19 impacta a Economia Colaborativa de BH

A pandemia está gerando crises em todo o mundo. Em Belo Horizonte, além de um grande impacto no comércio de bares e restaurantes, o setor da Economia Criativa e Colaborativa também está sendo altamente afetado.

Recentemente, foi divulgado um dado assustador pela Abrasel de que 25% dos bares e restaurantes de BH tiveram que fechar as portas por conta da crise causada pela COVID-19; provavelmente, esse número vai aumentar ainda mais. Infelizmente esse não é o único setor afetado e iniciativas de Economia Compartilhada, que são um importante ativo da nossa cultura empreendedora, também estão passando por um momento difícil e procurando formas de se reinventar.

Nos últimos tempos, a Economia Colaborativa se mostrou uma verdadeira tendência mundial. Segundo o Sebrae, a estimativa era que essa economia geraria cerca de 335 bilhões de dólares para o mundo até 2025. Iniciativas como o compartilhamento de carros, de acomodações (Airbnb), de roupas e até de espaços, como as casas colaborativas, estavam aumentando sua popularidade e prometiam crescer ainda mais.

Mas como continuar com esse propósito durante a pandemia? A Economia Compartilhada, como o próprio nome diz, foi criada a partir da ideia do compartilhamento e agora atravessamos um momento no qual compartilhar é tudo o que as pessoas precisam evitar.

"Uma coisa positiva nesse cenário da Economia Colaborativa é que, apesar de termos nascido com base em aglomerações, também podemos ver a força do coletivo em nosso favor. A Casa Baanko, assim como outras casas colaborativas, um modelo de economia criativa e compartilhada de BH, está passando por dificuldades como bares e restaurantes, sem funcionar desde 13 de março, e como forma de nos mantermos vivos criamos um financiamento coletivo diferente pela Evoé, com foco em apoiar mais Startups e Negócios de Impacto, e o resultado está sendo incrível: já temos 70% da nossa meta pois além de nos ajudar também ganham recompensas de impacto muito relevantes", conta André Menezes, CEO e fundador da Casa Baanko.

O espaço, localizado ao lado da Praça da Liberdade, no coração de Belo Horizonte, foi criado com o propósito de fomentar o empreendedorismo de impacto. A casa tem espaços para serem alugados para reuniões, para empresas que precisam de um escritório fixo, para eventos e conta com uma charmosa loja colaborativa, além de oferecer eventos sobre o tema de impacto socioambiental. O financiamento coletivo vai até próximo dia 4 de agosto, e visa manter e ajudar o cenário da nova economia colaborativa mineira.
Serviço:

Casa Baanko
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1284 

ISobre a Casa Baanko
A Casa Baanko é uma casa colaborativa no coração de Belo Horizonte. Estamos na Rua Gonçalves Dias 1284, na Praça da Liberdade, ao lado do Xodó. Ela foi criada para  fomentar o ecossistema local, de modo a promover um caminho para que negócios de impacto se desenvolvam através de espaços compartilhados, eventos de impacto e um lugar fértil para startups, investidores e especialistas em impacto!


Crédito fotos:


Foto Casa Baanko 1 e 2: Agência Deviance
Foto Casa Baanko 3: Comunicação Casa Baanko 



--
uc?export=download&id=1weWj6h-gbQfabo-RUHqiITptWTQf1nhH&revid=0BxEGvklh3Bl0OWtwNlZ0Q2FlOGtoN3FWNGU4RkxBSXNTNjU4PQ
Clara Diniz
Comunicação e Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário