sábado, 25 de julho de 2020

Em busca de um lugar ao sol: mulheres na literatura

No Dia do Escritor, conheça cinco representantes da nova geração de escritoras brasileiras
No próximo sábado, 25 de julho comemora-se o Dia do Escritor. Uma data oportuna para discutir a participação das mulheres na literatura. Afinal, a maioria dos livros considerados clássicos são de autoria masculina. Porém, nunca é demais lembrar, nomes como Cora Coralina, Raquel de Queiroz, Clarice Lispector e Cecília Meireles engrandecem a literatura brasileira, reconhecida mundialmente.
Além de constituírem a maioria da população brasileira, as mulheres também formam o maior público consumidor de livros no país. Nesse cenário, emergem não só leitoras, mas escritoras em todas regiões, apresentando belas obras de ficção, não-ficção, poesias e crônicas. Hoje vamos apresentar cinco expoentes da literatura para mostrar que as mulheres escrevem, e escrevem muito bem. E isso não tem padrão, nem idade!
IZABELLA DE MACEDO
A escritora curitibana estreou oficialmente com o lançamento Mulheres Normais, em 2020. Este é o primeiro de um desafio pessoal de lançar um livro de crônicas por ano. E não falta incentivo. Além do maridão, as seguidoras da Izabella no Instagram foram determinantes para tornar as publicações nas redes sociais uma obra literária. Com sua escrita leve e divertida, essa mediadora de conflitos por formação transforma fatos decepcionantes na vida real em histórias bem humoradas na ficção.

KARINA MANASSEH
A escrita sempre foi uma paixão e um refúgio, mas seus textos eram guardados a sete chaves. Até que um dia esse ímpeto foi maior e ela escreveu um romance. Assim, a jornalista paulistana deu vida ao livro Entre Cabul e a dança das borboletas, lançado em 2019. Uma história de entregas e expectativas, idas e vindas de um casal que vive uma paixão em encontros fortuitos pelo mundo. A inspiração de Karina? Viagens que fez a lazer e a trabalho, incluindo Washington, onde mora atualmente.
BECCA MACKENZIE 
E o que dizer das jovens escritoras? Elas não deixam por menos! O lançamento da Becca MackenzieSe pudesse contar as estrelas, atingiu a marca de mais de 900 mil leituras no Wattpad, a plataforma gratuita de leitura e compartilhamento de livros. A obra, que conta a história de um menino de 9 anos que acorda sem memória, foi eleita pelos embaixadores do aplicativo uma das melhores de 2019. Com o feito essa escritora de fantasia nascida em Brasília e formada em Administração tornou-se a primeira brasileira no seleto programa Wattpad Stars.

ANDRÉA MARQUES 
Entre as escritoras contemporâneas, a literatura hot também ganha espaço. Garoto de Programa é o último livro da paulistana Andréa Marques, que adiciona elementos sensuais nessa trama que trata de liberdade, acolhimento e empoderamento feminino. Com este já são cinco títulos, praticamente um lançamento por ano, depois que ela deixou de lado a profissão de terapeuta ocupacional para se dedicar exclusivamente as suas duas maiores paixões: os filhos e a literatura.  

ANNE VALERRY
A arte sempre esteve presente na vida desta escritora, que foi bailarina, coreógrafa e professora de dança. Mas a paixão pelos livros a fez seguir a carreira na área de Letras. Foi assim que Anne decidiu conciliar as aulas como professora de Português e Espanhol com a escrita, que trouxe alento em um momento difícil, com a perda do pai e de um irmão. A primeira obra veio em 2018 e, nas próximas semanas, é publicado o segundo livro desta escritora que retrata paixões tórridas: A Dama das Lavandas.



Imagens relacionadas
d3843a9d2a3788a49ce94ad9bd4d9484_small.jpg
Divulgação/Izabella de Macedo
baixar em alta resolução
f5f79ef77358d28cdfd19b1cd50c3f74_small.jpg
Divulgação/Karina Manasseh
baixar em alta resolução
bf16d328f426e7b0f96935e4be029580_small.jpg
Divulgação/Becca Mackenzie
baixar em alta resolução
53b7a73932de36d45c879c1ceb9aeb4f_small.jpg
Divulgação/Andrea Marques
baixar em alta resolução
ca820509419ea66899d8e139d9e95dea_small.jpg
Divulgação/Anne Valerry
baixar em alta resolução

Nenhum comentário:

Postar um comentário