sexta-feira, 31 de julho de 2020

Canetas e Presidentes

A história nos conta que um certo Presidente do Brasil, em épocas passadas, doou sua caneta, uma Parker modelo 51, de ouro cravejada de diamantes e rubis, a um de seus Ministros, que posteriormente a doou a um neto.
A doação teria sido acompanhada da recomendação de que a guardasse para sua posse como Presidente, caso um dia chegasse a sê-lo.
A função de toda caneta é escrever. Algumas escreveram a história e se transformam em personagens da história.
Sempre existiu interesse, por parte das pessoas, nas canetas usadas por Presidentes, sobretudo na cerimônia de posse.
Vários Presidentes assinaram termos de posse com uma caneta Parker 51 de ouro, ou uma caneta clássica.
Recentemente, chamou bastante atenção o fato de o atual Presidente e vários de seus Ministros terem usado uma caneta popular quando de suas posses. O que terá motivado esse ato: medo da maldição da caneta ou um gesto simbólico, um gesto de simplicidade, uma forma de incentivar austeridade na administração da coisa pública?
Desde que tomou posse no planalto, o presidente, lançou a moda de nas cerimônias palacianas assinar decretos, projetos, programas de governo e fazer anotações com as canetas popular.
Já que muitos ex-presidentes assinaram seus termos de posses com canetas de marcas, caras, tipo montblanc, ele optou por uma caneta simples, que normalmente as pessoas usam no seu dia a dia.
O gesto foi considerado por muitos de seus admiradores, como inovador, simples  e popular.
Uma caneta ideal para quem precisa enxugar o orçamento e demonstrar austeridade em administrar o país.
Ganhou a simpatia da nação!
Virou moda para todos que trabalham no governo, que também, adotaram essa prática.
A caneta Bic, virou um simbolo de austeridade e de popularidade.
Mas em meio a trocar indiretas, pela imprensa, com o Presidente da França Emmanuel Macro, Bolsonaro, disse que mudou de marca da caneta que era a Bic, agora usando a compactor.
A caneta Bic é de origem francesa, com sede na cidade de Clichy, sendo a compactor de origem brasileira, com sede em Nova Iguaçu, no Rio.
É bom lembrar que no nosso país, essa prática de copiar mandatários, vem desde a época do império.
A moda da caneta pegou, hoje, elas são muito usadas nas repartições públicas em todo o país, nos bancos públicos e privados, inclusive para presidentes de clubes e jogadores de futebol, quando da assinatura de seus contratos, nas escolas, e nas empresas por seus colaboradores, gerentes e diretores.

Cristóvão Martins Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário