quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Pianístico 2021 libera primeiro lote de ingressos

 Com base nas restrições atuais, devido à pandemia, limite será de 30% das salas

PianOrquestra fará espetáculo de abertura do Pianístico 2021

A organização do Pianístico 2021 libera, na segunda-feira, 30, o primeiro lote de ingressos para os espetáculos e workshops programados. Reservas pelo site www.enjoyticket.com.br O festival, que se realiza entre 15 e 19 de setembro, terá 12 espetáculos, além de ampla programação didática (veja abaixo). Também será mantida a exibição on-line, via YouTube, contemplando todas as atrações, e o formato drive-in, no estacionamento aberto do Shopping Mueller. Com um dia a mais que na edição 2020, quando ocorreu excepcionalmente em dezembro, o Pianístico 2021 terá a abertura com o consagrado grupo PianOrquestra, que leva ao palco uma proposta pioneira, explorando as sonoridades do piano. Toda a programação é gratuita, haverá distanciamento entre as poltronas e, no acesso aos locais de apresentação, serão seguidos os protocolos sanitários de medição de temperatura e uso de álcool gel. 

A produtora cultural Albertina Tuma, coordenadora geral do Pianístico, salienta a expectativa por mais uma edição, ainda em meio à pandemia: “Não é tarefa fácil, por toda situação em que enfrentamos, sofrendo medidas restritivas em vários níveis, e ainda mais com relação ao setor cultural, um dos mais afetados por essa nova realidade”. Ela reforça que o evento se compromete em oferecer, mais uma vez, música de qualidade, “em um momento em que todos anseiam por um alento, uma esperança para dias melhores”.

"O Pianístico 2021 repete sua fórmula de sucesso, reunindo as mais diferentes tendências e gêneros musicais, e alguns dos principais pianistas da atualidade”, afirma o produtor cultural Carlos Branco, presidente da Comissão Central Organizadora e diretor artístico. “Teremos uma variada gama de gêneros e países, com destaque para pianistas eruditos, como Evgeni Mikhailov e Primavera Shima, além da brasileira Erika Ribeiro e de pianistas que se dedicam à música popular e ao jazz.” 

Em paralelo aos espetáculos nos teatros, o “Piano nos Estabelecimentos” tem o desafio de aproximar o Pianístico da comunidade, integrando pianos, pianistas locais e comércio ao cotidiano da cidade. Neste ano, em torno de dez estabelecimentos – restaurantes e lojas – participam da iniciativa. “A cultura dá significado à vida e é um pilar fundamental do ser humano. Amplia a imaginação e alimenta o espírito. As apresentações elevam nossos sentimentos e criam uma atmosfera de alegria”, comenta Dominicio Freitas, do Smânia Restaurante, que acolhe o festival desde a primeira edição.

Na programação pedagógica, os cursos e workshops ocupam papel fundamental, na intenção de aproximar o artista de seu público, compartilhando conhecimento. São cinco workshops, dirigidos à execução e prática musical ao piano, além de um curso focado no ensino e aprendizado do piano. Esses encontros acontecem no auditório da Casa da Cultura e no Teatro Juarez Machado, com acesso virtual e presencial – dentro do regramento sanitário estabelecido.

Confira a programação

15 de setembro
20h – PianOrquestra, Teatro Juarez Machado

16 de setembro
15h – Workshop “Ritmos do piano brasileiro”, Salomão Soares, Casa da Cultura
20h30 – Lucas Thomazinho, Teatro Juarez Machado

17 de setembro
9h – Curso para professores “Do ouvir ao tocar: estratégias para o desenvolvimento de habilidades desde a primeira infância”, Izabela Pavan, Teatro Juarez Machado
19h – Salomão Soares Trio, Shopping Mueller (drive-in, quarto piso estacionamento)
20h30 – Primavera Shima, Teatro Juarez Machado
22h – Ari Borger Trio, Shopping Mueller (drive-in, quarto piso estacionamento)

18 de setembro
10h – Workshop “Imaginação sonora ao piano”, Erika Ribeiro, Casa da Cultura
11h – Fábio Oliveira e Trio Babitonga, Sociedade Harmonia-Lyra
14h – Workshop “Interpretando a música popular”, Délia Fischer
16h – Diogo Monzo Trio, Sociedade Harmonia-Lyra
18h30 – Erika Ribeiro, Sociedade Harmonia-Lyra
21h – Evgeni Mikhailov, Teatro Juarez Machado

19 de setembro
9h30 – Workshop “A música de Luiz Eça”, Diogo Monzo, Casa da Cultura
11h – Délia Fischer, Teatro Juarez Machado
17h – Cliff Korman Trio, Teatro Juarez Machado
19h30 – Fábio Torres e Trio Corrente, Teatro Juarez Machado


 

Assessoria de imprensa Pianístico 2021, com informações das assessorias de imprensa dos artistas. Jornalistas responsáveis: Guilherme Diefenthaeler e Ana Ribas Diefenthaeler.

FOTO DE DIVULGAÇÃO: AQUI

              

Assessoria de imprensa

Jornalista responsável: Guilherme Diefenthaeler (reg. prof. 6207/RS). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário