quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Ensino à distância ganha cada vez mais adeptos no Brasil

Pandemia ajudou a impulsionar essa modalidade

 

São Paulo, 26 de agosto de 2021 – Não é novidade que a tecnologia é uma forte aliada da educação, mas nos últimos anos, ela tem se mostrado cada vez mais importante, seja no ensino fundamental ou nas universidades.  De acordo com o Censo da educação superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 2009 apenas 16,1% das matrículas correspondiam à modalidade de ensino à distância (EAD), dez anos depois, o número saltou para 43,8%, quase metade de todas as matrículas do país.

            Vale destacar que esses dados são de antes da pandemia, portanto anteriores ao fechamento das escolas por conta das restrições sanitárias impostas para combater a propagação do vírus. De acordo com o estudo “Coronavírus e Educação Superior: o que pensam os alunos”, realizada pela Educa Insights em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), 46% dos estudantes entrevistados buscam cursos EAD. A previsão da ABMES em 2018 era que até 2023, o número de ingressantes no ensino superior à distância superaria o de presenciais, portanto a pandemia apenas acelerou algo que já estava previsto para acontecer.

            Diante deste cenário, as instituições de ensino precisam estar preparadas para oferecer o EAD com qualidade e, para isso, é essencial que invistam em recursos tecnológicos que consigam entregar interação com o professor e os colegas de sala mesmo que estejam assistindo de suas casas, seja com a utilização de quadros inteligentes ou projetores de última geração. A Zyxel, multinacional taiwanesa especializada em soluções de conectividade e redes corporativas, possui diversos produtos que podem melhorar o ensino à distância nas instituições de ensino brasileiras, entre eles os access point WAX610D com wi-fi 6, a tecnologia mais avançada de redes sem fio, e que proporciona uma conexão resiliente para atender cada vez mais dispositivos conectados ao mesmo tempo e também a linha de switches GS2220, que permitem gerenciamento local ou em nuvem, são robustos,  possuem todas as portas gigas com PoE+, 4 uplinks SFP para ligar fibra ótica e ainda 5 anos de garantia.

            “Estamos acompanhando a evolução da área da educação, que tende a ser cada vez mais interativa, e nosso objetivo é desenvolver produtos que atendam as demandas das instituições de ensino e dos alunos e temos nos aprimorado muito nisso nos últimos anos.”, comenta Arnaldo Mapelli, gerente comercial da Zyxel.

Sobre a Zyxel

A Zyxel é uma multinacional taiwanesa especializada em soluções de conectividade e redes corporativas. Com forte presença global em mais de 150 mercados atendidos entre os cinco continentes, a companhia oferece inovações tecnológicas e conecta o mundo à internet há mais de 30 anos, construindo as redes do futuro e ajudando a explorar o potencial do mundo para satisfazer as necessidades do trabalho moderno. Para saber mais sobre as soluções Zyxel, acesse www.zyxel.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário