quinta-feira, 26 de agosto de 2021

PAULISTA SE INSPIRA EM OURO PRETO PARA ESCREVER LIVRO

  http://www.jornaloliberal.net

Ouro Preto
26 de agosto de 2021

Por Karina Peres

Julio Maziero, nascido em Pindamonhangaba, São Paulo, uniu a paixão pela escrita e o encanto por Ouro Preto em um livro, intitulado: “Névoas da História – O Segredo do Tiradentes”. A obra resgata fatos históricos e eventos fictícios ao mesmo tempo que celebra as belezas de Ouro Preto e outras regiões de Minas Gerais.

Publicitário e técnico em turismo, Julio contou que seu encanto por Ouro Preto é antigo, de modo que, em 1997, o município foi tema do seu trabalho de conclusão de curso. “Já visitei Ouro Preto mais de cinquenta vezes, sou apaixonado pela cidade, sua história e sua gente. Todas essas visitas e essa paixão me estimularam a estudar mais sobre o município e sua rica história. Tanto que ele foi tema do meu TCC, cujo título "Ouro Preto - Vila Rica da Humanidade", foi usado pela Prefeitura de Ouro Preto na campanha dos 300 anos da cidade, em 1998”, informou o autor.

O conhecimento acumulado pela pesquisa, mais a paixão pela história, ciências, cinema, escrita e viagens, estimulou Julio a escrever o seu próprio livro. Ele contou que a obra é uma ficção histórica que mescla fatos, personagens reais e moradores da cidade com acontecimentos fictícios. “É uma ficção-histórica que transita por locais históricos e turísticos de Minas Gerais, como Ouro Preto, Congonhas e Santuário do Caraça, combinando personagens e eventos fictícios com personalidades e acontecimentos reais da História do Brasil, em especial aqueles relacionados à Inconfidência Mineira. Também é uma homenagem a amigos queridos de Ouro Preto, imortalizando-os como personagens coadjuvantes do livro. Entre eles figuram a dona Mariazinha da Mina do Chico Rei, o senhor Dodô, o artista Paulo Valadares, o senhor Tião da Cocada e outros. Muitos deles, infelizmente, já não estão mais entre nós”, disse Julio.

O livro, lançado em formato e-book na Amazon, está inscrito no 6º Prêmio Kindle de Literatura e está disponível para compras no site AMAZON.

Sinopse

Que terrível segredo liga o roubo da cabeça de Tiradentes, ocorrido em 1792, à descoberta de um corpo decapitado num casarão incendiado na Ouro Preto de 2003? Ajudados por um encapuzado misterioso, o jornalista Cláudio e a geógrafa Bárbara percorrem os caminhos históricos de Minas Gerais para tentar decifrar essa trama secular. Ouro Preto, Congonhas, Santuário do Caraça, lugares onde as distâncias são medidas pelo tempo. O casal é perseguido implacavelmente por praticantes de uma antiga ciência, dispostos a tudo para descobrir o paradeiro da cabeça do líder inconfidente. Mensagens secretas, códigos, lendas da Inconfidência Mineira e arte se fundem para revelar o segredo do Tiradentes, que por mais de dois séculos permaneceu oculto sob as névoas da História.


Jornal O Liberal

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário