terça-feira, 31 de agosto de 2021

Câmara lança nesta quinta (2) tema comemorativo que antecede o bicentenário da independência do Brasil

 

Eleição dos deputados brasileiros às Cortes de Lisboa foi o fato histórico escolhido para ser lembrado em 2021. Celebrações pelos 200 anos da independência do país ocorrem desde 2017.


A Câmara dos Deputados lança, nesta quinta-feira (2), o tema anual comemorativo ao bicentenário da independência do Brasil: a eleição dos deputados brasileiros às Cortes de Lisboa. Desde 2017, a Casa realiza uma série de eventos para celebrar o bicentenário, que se completa em 2022. A cada ano, um tema tem sido escolhido para lembrar os fatos que antecederam àquela data histórica.

 

Nesta quinta, também serão lançados o carimbo dos Correios e a obliteração do selo - ambos alusivos às celebrações, além da publicação “Primeiras Eleições Gerais no Brasil”, de autoria do consultor legislativo José Theodoro Mascarenhas Menck.

 

O evento será às 16h30, com transmissão pelo canal da Câmara no YouTube.

 

Eleição de deputados brasileiros

 

Noventa deputados brasileiros foram eleitos para integrarem as cortes de Lisboa, mas apenas cerca de 40 viajaram a Portugal para efetivamente atuarem na Assembleia Constituinte. Ao se depararem com a resistência dos parlamentares portugueses aos interesses brasileiros, os deputados fortaleceram a percepção de que era preciso cortar laços com o reino.

 

Além disso, a experiência foi importante para o desenvolvimento dos trabalhos da Assembleia Constituinte de 1823 - a primeira da história brasileira -, pois ensinou aos parlamentares como deveria funcionar, na prática, um parlamento moderno.

 

Informações sobre esse evento e as outras ações já realizadas para comemorar o bicentenário estão reunidas na página 200 anos de independência do Brasil, no portal da Câmara.

 

Outros temas

 

Em 2017, primeiro ano das ações para celebrar os 200 anos independência do Brasil, o tema escolhido foi o bicentenário da chegada de Dona Leopoldina ao Brasil. Em 2018, o tema foi a aclamação de D. João VI como monarca do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves; em 2019, o retorno ao Brasil do conselheiro José Bonifácio de Andrada e Silva - o Patriarca da Independência; e, em 2020, foram relembrados os 200 anos da Revolução Constitucionalista do Porto.

 


Assessoria de Imprensa - Câmara dos Deputados

Diretoria-Executiva de Comunicação e Mídias Digitais (Direx)

E-mail - imprensa@camara.leg.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário