terça-feira, 28 de junho de 2022

Extração dentária: dentista explica quando é realmente necessário retirar um dente

A extração dentária é algo que diminuiu com o passar dos anos e com o surgimento de novos tratamentos odontológicos que, na maioria das vezes, consegue resolver problemas nos dentes. No entanto, de acordo com o cirurgião dentista Flávio Pinheiro, ainda existem casos onde a extração realmente é necessária.


“Para chegar ao ponto de precisar da extração é porque o dente realmente não tem mais condições de ser restaurado”, explicou.

Segundo o dentista, em todos os casos a primeira opção deve ser sempre a recuperação do dente. “Até mesmo quando só tem uma raiz, onde a coroa toda foi perdida, nós ainda assim conseguimos salvar aquele dente se a raiz estiver intacta. No momento em que a raiz não está mais intacta, realmente, precisamos partir para a extração”, disse.

Também existem, conforme o profissional de saúde, os casos de necessidades ortodônticas, que acontecem quando o paciente “tem mais dentes” na boca do que caberia para que todos ficassem alinhados.

“Existem casos também de dentes extranumerários, ou seja, o paciente tem mais dentes que o normal. Ou quando os siso estão em posições que podem inviabilizar o tratamento ortodôntico”, informou.

Ainda sobre os sisos, o especialista explicou que eles só devem ser extraídos quando não existe espaço para eles na boca do paciente. “Só tiramos quando realmente não tem espaço ou quando eles ficam tortos. O siso é um dente comum, mas que em algumas pessoas, ele não tem espaço para nascer e acaba ficando retido, que é o que chamamos de siso incluso”.

Por fim, o dentista reforçou a importância de procurar profissionais especializados para os tratamentos ortodônticos, para que nenhum dente seja extraído quando há a possibilidade de restauração, por exemplo. Já que a falta de um dente pode prejudicar, além do sorriso, a mastigação e inúmeros outros fatores. 

Sobre Flávio Pinheiro

Flávio Pinheiro se formou como cirurgião dentista em 2004 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em seguida fez o credenciamento nos sistema ITI de implantes dentários pela maior empresa de implantes do mundo, a Straumann. É especialista em implantodontia pela Associação Brasileira de Odontologia de Santos. Além disso, Flávio é mestre em ciências cirúrgicas pela faculdade de Medicina da UFRJ e fez parte do seu trabalho de mestrado na Universidade de Rochester NY. Carrega, entre os seus títulos, o prêmio Mariano de Andrade do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Jessyca Antonio Pautas MF Press


Nenhum comentário:

Postar um comentário