quinta-feira, 9 de novembro de 2023

PREFEITURA DE OURO PRETO ENTREGA PRIMEIRAS 5 CASAS DO PROGRAMA “UM TETO É TUDO”

 http://www.jornaloliberal.net

Ouro Preto

09 de novembro de 2023

Por Karina Peres

Em uma manhã marcada pela emoção, a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, realizou, nesta quarta-feira (08), a entrega das primeiras cinco casas do programa habitacional “Um Teto é Tudo”. As moradias ficam no residencial Vila Alegre, em Cachoeira do Campo. A previsão é de que em 15 meses todas as 59 casas do programa estejam finalizadas.

As moradias foram construídas em um processo de cooperação junto com a Caixa Econômica Federal, que se iniciou em 2007, na gestão de Angelo Oswaldo. Porém, ficou parado enquanto outros gestores estavam no comando da cidade. “Nós tivemos muito trabalho para conseguir ter novamente credibilidade junto com a Caixa Econômica. Hoje é dia de festa, estamos entregando as primeiras cinco casas, e mais 15 já estão em andamento”, explicou Camila Sardinha, que é secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

A secretária destacou que o planejamento é fazer a entrega das moradias restantes de forma seriada, executando a infraestrutura e entregando as que ficarem prontas. “Isso é só o começo, nós estamos aqui pretendendo que isso seja o início de uma grande caminhada e que as políticas públicas de habitação possam ser realmente efetivadas no município”, afirmou.

O programa também contou com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, que realizou o cadastro das famílias e a avaliação social, já que as casas são destinadas para pessoas que atendem critérios socioeconômicos, como ter renda per capta de até um salário-mínimo. É o caso da Soraya de Jesus Soares. Ela foi uma das cinco famílias que receberam a casa e antes da conquista, utilizava o aluguel social. “Eu estou muito feliz, muito grata ao trabalho de todos que de alguma forma contribuíram para que isso acontecesse. Eu estava no aluguel social há quase nove anos, e morar de aluguel é muito difícil, ainda mais quando a gente tem filho. Agora, eu vou morar aqui com meus quatro filhos, na minha casa própria”, declarou.

E a segurança habitacional pode promover outras mudanças sociais. “Estamos com uma expectativa muito grande. Agora vamos poupar um dinheiro para garantir uma melhoria para todos nós, para investir nos estudos dos meus filhos, e para melhorar a alimentação também”, disse Soraya.

As casas entregues pelo programa seguem o mesmo padrão e possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Tudo construído com materiais e mão de obra qualificada. “Devido às peculiaridades do território de Ouro Preto, primeiro definimos onde íamos construir essas moradias. Aqui em Cachoeira do Campo se mostrou perfeito para isso. E nós estamos entregando um trabalho de qualidade, com segurança. Todo mundo está encantado com as casas, eu fico feliz e emocionado de ver as manifestações dessas primeiras cinco pessoas contempladas, pela alegria, sentimento de vitória e conquista de um sonho, que se tornou realidade porque todos juntos construímos essa realidade”, destacou Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto. 

Continuidade do Programa

O prefeito afirmou que o objetivo é dar continuidade às políticas de habitação em Ouro Preto. “Vamos continuar com as obras aqui, e temos também investimentos em Antônio Pereira. Na sede, estamos fazendo o Reurb e temos atenção especial ao bairro Taquaral, onde enfrentamos um problema grave de estabilidade e nós queremos as famílias de lá em terra firme”, contou o prefeito. 

Angelo ainda destacou que a sua gestão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano está em contato com o Governo Federal para buscar parcerias para ampliar o acesso à habitação no município. 

Álbum de Fotos

   

Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário