Cada vez mais homens têm praticado Yoga e tido os benefícios da prática, afirma o professor de Yoga, naturopata e entusiasta por saúde e bem-estar, Ravi Kaiut
No dia 15 de julho é comemorado o Dia Nacional do Homem, uma data dedicada à conscientização sobre a saúde masculina, incentivando os homens a cuidarem de si mesmos, realizarem exames preventivos e adotarem um estilo de vida mais saudável.
Antes vista como majoritariamente feminina, cada vez mais homens têm recorrido ao Yoga para cuidar da sua saúde integral e prevenir doenças, explica o professor de yoga, especialista no Método Kaiut Yoga, naturopata e entusiasta por saúde e bem-estar, Ravi Kaiut.
“Muitos homens têm descoberto os benefícios do yoga para cuidar da saúde integral e prevenir doenças crônicas. O Yoga traz diversos benefícios para o público masculino, desde controle do estresse, até melhora da mobilidade e performance sexual”, explica.
Yoga: Ganho de massa muscular e o peso ideal
A prática de Yoga também incentiva várias mudanças comportamentais e de estilo de vida, que junto com as técnicas tradicionais, ajudam a melhorar a função corporal.
“O Yoga não tem como objetivo diretamente o ganho muscular, mas ele acaba sendo um benefício à medida em que ele estimula a atividade física e uma dieta equilibrada, fortalece áreas como o core, quadril e costas, melhorando a mobilidade”.
“Além disso, ele também age no controle do estresse e ansiedade reduzindo a 'fome emocional' e isso ajuda a ter uma dieta mais equilibrada”, explica Ravi Kaiut.
Melhora da saúde sexual masculina
A saúde sexual também é um dos indicadores de saúde integral, por isso, também melhora com a prática regular de Yoga, que fortalece a musculatura pélvica e reduz a ansiedade, um dos grandes inimigos da saúde sexual.
“Vários estudos científicos reforçam os efeitos positivos do Yoga na performance sexual e isso acontece porque a prática ajuda a melhorar a saúde física, aumentando a mobilidade, fortalecendo a musculatura do quadril e melhorando a circulação sanguínea, o que ajuda a melhorar a ereção”.
“Mas ele também melhora a saúde mental, reduzindo a ansiedade e estresse, que podem reduzir a libido e causar ejaculação precoce, por exemplo”, ressalta Ravi Kaiut.
Prevenção de lesões
Para homens que praticam esportes, musculação ou atividade física com frequência, as lesões podem ser um perigo sério, mas o Yoga ajuda a reduzir o risco e o impacto das lesões na sua mobilidade, como explica Ravi Kaiut.
“Para homens mais ativos fisicamente, principalmente aqueles que praticam esportes de alta intensidade ou que têm mais idade, é preciso ter um cuidado a mais com lesões, principalmente preventivo”.
“O yoga ajuda a melhorar a mobilidade das articulações, que são os locais mais suscetíveis a lesões de movimento, ele também aumenta a amplitude dos movimentos, fortalece a musculatura de suporte articular e ajuda a manter um peso saudável, reduzindo pressões”, reforça.
Foi diagnosticado aos 4 anos com Síndrome de Legg Perthes, doença genética que destrói o quadril e causa grandes dores, como parte do tratamento passou a praticar Yoga, se apaixonou e decidiu que deveria compartilhar seu conhecimento com o mundo. Campeão brasileiro de fisiculturismo e 10º melhor do mundo, pelo Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness, da Federação IFBB. Co-fundador da Greenlist, iniciativa com o objetivo de estimular o consumo sustentável. Ensina atualmente na unidade principal do Kaiut Yoga em Curitiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário