quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Fiéis contarão com auxílio de locomotiva para subir Serra da Piedade

Até o início de 2017, os fiéis que comparecerem ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, localizado em Caeté, na região Central do Estado, contarão com uma locomotiva simbólica que irá auxiliar em parte da subida até o alto da montanha, onde está localizado. A implantação do projeto está orçado em R$ 400 mil, segundo informações da Arquidiocese de Belo Horizonte.
O que chama a atenção é que o tão esperado veículo não circulará sobre trilhos. A locomotiva, segundo informou a Arquidiocese de Belo Horizonte, irá se mover, sobre rodas, pela via de asfalto até chegar ao santuário.
Do sopé da montanha, contado a partir da BR-381, até o alto da serra, os peregrinos enfrentam cerca de cinco quilômetros. Com a implantação da locomotiva, que deve ser inaugurada em quatro meses, os fiéis seguiram a pé ou de carro por cerca de dois quilômetros e meio, até chegar em um grande estacionamento, que ainda está sendo construído. Depois de pronto, o local receberá o nome de Praça Antônio da Silva Bracarena.
Desse ponto até o alto da montanha, os peregrinos poderão concluir os outros dois quilômetros e meio por intermédio da locomotiva. O passe para a locomotiva não será gratuito, mas o valor que será cobrado ainda não foi definido.
"Além de oferecer mais conforto e segurança, a Locomotiva vai possibilitar que as pessoas vejam, de perto, detalhes das belezas singulares do Santuário Nossa Senhora da Piedade. Essa iniciativa também é importante para a preservação da biodiversidade singular da Serra da Piedade e do conjunto arquitetônico, histórico, cultural e paisagístico do Santuário da Padroeira de Minas Gerais. Assim, o ponto mais alto do Santuário será exclusivamente dedicado aos peregrinos", explicou o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo.  
A implantação da locomotiva da Piedade é uma das obras que irão comemorar os 250 anos de peregrinações até o Santuário de Nossa Senhora da Piedade que será comemorado em 2017.

O local que no ano passado recebeu a visita de 500 mil fiéis ainda deve receber a "via dos peregrinos". Esse trajeto será destinado exclusivamente aos que pretendem subir a serra a pé. Essa obra também deve ficar pronta até o próximo ano. 

Atualizada às 18h17.

O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário