segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Em agosto, mas com muita música

A quarta edição do “Festival de Maio”, promovido pela Escola de Música da UFMG, chega atrasada este ano, em agosto. Mas a mudança de data não modificou a estrutura do evento, que mais uma vez trará grandes nomes da música mundial para ministrarem aulas e apresentarem concertos em Belo Horizonte. O evento, que vai até o dia 2 de setembro, terá atrações no Teatro Bradesco, Fundação de Educação Artística e Escola de Música da UFMG.

“É estranho um ‘Festival de Maio’ em agosto, mas o importante para nós é mostrar que o maio floresce em qualquer momento. Tivemos algumas questões de organização que fizeram com que a data mudasse, mas vamos trazer uma programação intensa e especial”, explica Celina Szrvinsk, pianista e professora da Escola de Música da UFMG, responsável pela organização da festa ao lado de Miguel Rosselini.

Entrando em sua quarta edição, o festival surgiu por iniciativa dos alunos de Celina e Miguel, que organizaram um concerto pelo aniversário dos professores, ambos comemorados em maio. Naquele momento, os mestres prometeram que a festa seria realizada anualmente, com a presença de convidados.

Outra tradição é a escolha de um homenageado. Neste ano, quem recebe os louros é o professor de canto Eladio Pérez-González, pela ocasião de seu 90º aniversário. “O Eladio é um grande músico brasileiro, que acabou nascendo no Paraguai”, brinca Celina. “A homenagem é mais que válida porque ele sempre foi um interlocutor incansável entre compositores e intérpretes para a música contemporânea. Nunca morou em Minas, mas sempre foi uma figura presente aqui. Atua intensamente nas programações da cidade, além de ser um reconhecido barítono, um músico de uma cultura invejável, que tem uma energia, uma vitalidade. É um jovem de 90 anos. Uma referência e um estímulo para todas essas gerações que puderam compartilhar e continuam entrando em contato com o conhecimento dele”, elogia.

Uma das atrações do festival será um concerto dedicado a Eladio, no dia 31 de agosto, com a participação de Berenice Menegale, Oiliam Lanna, Rogério Vasconcelos, Rosiane Lemos, Júnia Canton, Duo Alice Belém e Charles Augusto e Luiz Senise. Dedicadas ao professor, serão estreadas obras de Vasconcelos e Lanna e do pianista Paulo Álvares, especialmente encomendadas para o concerto.

“Essa homenagem é um dos selos do festival. E, merecidamente, este ano tocamos para esse célebre cantor, que fez muito pela música brasileira. Outra coisa que o evento faz muito bem é difundir a música contemporânea, especialmente por meio dessas obras que são estreadas na programação”, diz o pianista Luiz Senise. Celina adianta que o plano é juntar todas as composições que tiveram suas estreias mundiais no “Festival de Maio”, desde sua primeira edição, em um disco. “É um patrimônio que vamos criando para as gerações futuras”, afirma a pianista.

Tendo como foco o piano e as cordas, o evento ainda terá recitais de músicos como a harpista argentina Maria Luisa Rayan, o violonista Aliéksey Vianna e o pianista Paulo Álvares. Além desses artistas, o “IV Festival de Maio” terá concertos de Antonio Meneses, em apresentação solo e junto ao Quarteto Carlos Gomes, além do já tradicional Recital de Alunos.

Outra aguardada visita é a do pianista Arnaldo Cohen. O músico, que ministra sua primeira masterclass em Belo Horizonte, dentro da programação, tem recital marcado para esta terça-feira (30), no Teatro Bradesco. 
AGENDA

O QUÊ. IV Festival de Maio

QUANDO. Até 2 de setembro

ONDE. Teatro Bradesco (rua da Bahia, 2244, Lourdes), Fundação de Educação Artística (rua Gonçalves Dias, 320, Funcionários) e Escola de Música da UFMG (av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha)

PROGRAMAÇÃO. festivaldemaio.wordpress.com
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário