sábado, 12 de maio de 2018

Serro cativa turistas por suas delícias culinárias

Famosa pelos queijos artesanais, a região do Serro, a 240 km de Belo Horizonte, carrega muito mais que sabores. A cidade preserva um importante acervo histórico, nas pinturas de suas igrejas, além de em um notável conjunto de sobrados. As tradições e as festas religiosas são outra riqueza preservada por quem mora no destino. 
No entanto, visitar os sabores e a cultura da região é programa que não pode ficar de fora no roteiro turístico de Minas. Recém-lançado, o livro “A História da Arte da Cozinha Mineira por Dona Lucinha”, faz uma verdadeira viagem pela gastronomia do Serro, narrando um pouco da trajetória e dos registros da história e de hábitos da culinária tradicional, além das preciosas receitas.
Do pão de queijo ao aclamado prato de frango com quiabo, todas os pratos levam ingredientes típicos da terra natal de Dona Lucinha, como o famoso queijo do Serro. A quitanda é outra tradição presente na região. 
“Toda a gastronomia do Serro é doméstica, agora que estão começando a investir nessa área. Tanto que na época que morávamos na cidade não era viável comercializar nossos produtos por lá, e viemos para Belo Horizonte”, afirma a historiadora Márcia Nunes, filha de Lucinha, que lançou a obra. 
Da cidade natal, Márcia tem boas lembranças. Para os visitantes, ela indica o roteiro de turismo rural, com os passeios pelas antigas fazendas de produção de queijo e de cachaça mineira, além de uma paradinha na casa de quitandeiras.

Não por um acaso a gastronomia do Serro vem sendo alavancada, desde 2015, pelo Governo de Minas Gerais por meio de ações sistemáticas de incentivo e desenvolvimento. “É tudo muito recente”, garante a historiadora. O livro está à venda nas três unidades do restaurante por R$ 35.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário