terça-feira, 22 de maio de 2018

Partindo em busca de liberdade


Silvania Capanema conta que o processo de escrita de seu primeiro romance – “Tutankhamon: A Maldição do Anel”, lançado no ano passado – teve que ser interrompido várias vezes para aguardar as novas pesquisas e descobertas que ainda estavam sendo feitas sobre o famoso faraó egípcio. Foi nesses intervalos – e especialmente durante uma viagem de sua própria pesquisa, ao interior da Inglaterra – que ela começou a criar “De Encontro ao Acaso”, seu segundo livro.

“O ‘Tutankhamon’ é baseado em fatos históricos muito apurados. Nesse novo livro, eu tive muito mais liberdade de criação. Todos os personagens são fictícios, não é baseado em nada”, compara a autora. O romance – que será lançado nesta terça-feira (22), às 19h30, no Espaço JK (Maria das Tranças), na Savassi – acompanha quatro jovens (uma espanhola, um brasileiro, uma americana e um inglês) que, entre 2008 e 2024, saem de casa negando os pais e tentando construir a própria história. “Eles partem em busca da própria identidade, independente dos pais, da liberdade, sucesso profissional. E só anos mais tarde, quando sofrem os mesmos problemas da geração anterior, é que vão ter a capacidade de compreender e perdoar”, descreve Silvania.

Mas, ainda que seja 100% ficção, “De Encontro” também foi resultado de muita pesquisa. Nele, a escritora – arquiteta de formação – imagina uma Paris intransitável em 2024, criando uma espécie de metrô aéreo, e projeta também as consequências do alto nível de conservantes alimentícios com uma epidemia de depressão e suicídios que assola a cidade. “Não quis colocar 2050 porque o mundo poderia estar muito diferente até lá. Antecipei um pouco esse futuro do tráfego aéreo porque queria um futuro mais perto do mundo de hoje”, explica a autora.

Essa proximidade se justifica ainda numa história de amor proibido que atravessa a trama. “Apesar de ser 2024, é um amor proibido porque alguns preconceitos e tabus ainda não foram quebrados”, adianta.

Misturando romance e esse conflito de gerações com toques de ficção científica, o livro transnacional conta ainda com muito humor – cortesia de um cáustico nonagenário francês que se envolve com os protagonistas. Editado pela própria autora, “De Encontro ao Acaso” estará disponível nesta terça-feira (22), no lançamento, no facebook.com/deencontroaoacaso, e nas drogarias Araujo a partir do mês que vem, com a renda revertida para o Hospital da Baleia.

Programe-se

“De Encontro ao Acaso” (ed. própria, 496 p., R$ 60)

Quando. Nesta terça-feira (22), às 19h30

Onde. Espaço JK (Maria das Tranças) – rua Professor Moraes, 158, Savassi

Entrada gratuita
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário