quarta-feira, 1 de julho de 2020

Pássaro bonito de plumagem amarela

Os canários chapinha vieram para nos alegrar.
Nunca os perguntei de onde vieram nem quanto tempo vão ficar para alegrar as nossas manhãs, com seus cânticos que nos acordam de forma agradável.
Por toda a cidade estão sempre em bandos, fazendo seus ninhos.
Fazem os ninhos com muito trabalho, fio a fio trazido no bico.
Em cada árvore tem sempre um ninho com filhotes gritando, e a mãe desesperada, tentando alimentá-los.
Nos ninhos com ovos que ainda não se abriram, os movimentos dos casais são constantes, num vai e vem entre o macho e a fêmea.
Com seus cânticos, chama atenção das pessoas e encanta os amantes da natureza.
Eles estão em todo o território nacional e com nomes diferentes, seja canário chapinha, canário da terra, canário do campo, etc.
Além da prisão em gaiolas, a maior causa do seu desaparecimento em nosso país é a morte de milhares deles devido aos agrotóxicos sem critérios sobre as plantações.
As empresas fornecedoras desses produtos, afirmam que o produto não cheira, , portanto, não faz mal ao ser humano e pássaros, só aos insetos.
Ora, se um produto mata vida, seja mato ou insetos, deve provocar algum dano a outras formas de vida, inclusive pássaros e ao ser humano.
Aliás, o canário chapinha não é a única vítima dos defensivos agrícolas, existem dezenas de outras espécies que sofrem com isso.
Os pássaros tem uma função ecológica, espalham sementes na natureza, ajudando o equilíbrio fitoecológico.
A espécie esteve perto da extinção no passado, e hoje milhares proliferam a todo vapor por toda a cidade: apesar de maltratada por muitos, a natureza sobrevive.
É de se perguntar quem é o responsável por isso no prata.
Lembro-me da juíza que passou em nossa cidade, a Doutora Maria da Glória, que aplicando de forma correta nossa legislação, coibiu o ato de manter pássaros presos.
Com isso preservou a espécie, e nos deixou um grande legado: o canário chapinha, pássaro bonito de plumagem amarela, cantador, sociável, valente, voltou a alegrar a vida no Prata.
Se tenho uma dica a dar as pessoas é que cuidem bem dos passarinhos.
O calor dos nossos amigos e o cântico dos canarinhos chapinha tornam nossa vida, mais tranquila e alegre de se viver.
Cada pássaro tem seu cântico específico, o que chama atenção no canário chapinha, ao cantar emite um som forte, sempre com a mesma intensidade, a mesma energia.
Sendo sua variação de intensidade, praticamente imperceptível pelos ouvidos humanos.
A inteligência plena nos mostra o caminho de observar atentamente os pássaros, porque eles nos passam importantes lições sobre a vida.
De acordo com um estudo de uma universidade, no Reino Unido, pessoas que vivem em bairros com muitos pássaros, são menos propensas a sofrer de depressão, ansiedade e estresse.
O estudo analisou a saúde mental de muitas pessoas de diferentes idades em várias cidades.
Segundo o sociólogo Francês Edgar Marin, "Contemplar o voo dos pássaros é uma mistura de arte e ciência".
O segredo é deixar encantar!

Cristóvão Martins Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário