sábado, 22 de janeiro de 2022

CAMPO DO UNIÃO SOFRE COM ALAGAMENTO E PEDE AJUDA PARA MUTIRÃO DE LIMPEZA

 http://www.jornaloliberal.net

Itabirito

21 de janeiro de 2022

Por Lucas Porfírio

O centenário União Esporte Clube foi um dos locais fortemente afetados pela enchente em Itabirito. A água chegou a aproximadamente três metros de altura, deixando uma série de perdas. Hoje, mesmo após uma primeira limpeza, o cenário ainda é de muita lama. O clube pede o apoio da população itabirense para que possa se reerguer.

Edilson Ferreira é professor no União Esporte Clube há sete (7) anos. De acordo com ele, “é lamentável os danos causados pela enchente na cidade. Na minha área (esporte), Itabirito também perdeu muito. [...] Perdemos praticamente tudo, o material de alto rendimento que tínhamos [...]. Hoje, após 10 dias, conseguimos tirar o grosso da sujeira”.

Meiões, uniformes, bolas, troféus que contam a história do clube, e o gramado, todos cobertos por lama. Nas paredes, ainda é possível ver a marca do nível da água. “Tinha barro chegando até no joelho. [...] Através do pessoal da prefeitura conseguimos limpar um pouco o barro”, explicou Edilson.

O Professor pede a ajuda dos empresários, comerciantes da cidade e da população para que possam fazer a limpeza do gramado e demais espaços do campo. “Precisamos que a população se una e venha aqui para o campo do União. Ele é privado, mas é um bem público que é de todos da cidade. São gerações que passaram aqui nesse lugar. Nós precisamos da população para que ela possa ajudar a gente, com caminhões pipas, a lavar o gramado, para que possamos recuperar o campo”.

No campo União, Edilson desenvolve o projeto social Escolinha de Futsal Vila Itabirito, que há 24 anos atende, gratuitamente, mais de 100 atletas, e trabalha no Centro de Formação de Atletas Vila Itabirito. “O projeto é para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos [...]. Temos buscado dar o nosso melhor para os atletas, junto de pessoas da cidade que tem se doado [...]. É uma oportunidade de nossos filhos praticarem esportes, de sonharem. Temos atletas que foram para o profissional”.

As pessoas que quiserem colaborar com o União podem procurar o clube ou entrar em contato com Edilson através do telefone (31) 98804-7227. “Tenho muito a agradecer a cidade de Itabirito, a população [...] Eu peço, mais uma vez, que essas pessoas possam nos dar as mãos para levantar o patrimônio do Campo do União que é um bem de todos, da cidade de Itabirito”.

Enchente afeta diretamente o esporte na cidade

O Secretário Municipal de Esportes, Raphael Rondow, explicou que a área do esporte foi fortemente afetada pela enchente. “O momento ainda é muito nebuloso sobre as questões práticas, que a gente pode pensar de uma maneira individualizada de apoio, uma vez que toda a cidade está com uma alta demanda da prefeitura. A prefeitura atua hoje em quatro cantos da cidade, que foram amplamente impactados pelas chuvas e também pelos desmoronamentos. Para além dos problemas das enchentes, temos os problemas das rodovias, Itabirito está com grande dificuldade para ter acesso. Então, o que temos feito são apoios focais, como foi feito aqui. Contribuindo com a limpeza da lama, com máquinas e sempre nos colocando à disposição para pensar nas alternativas”, afirmou.
Segundo Raphael, o Campo do União, assim como outros empreendimentos da área esportiva poderão contar com o auxílio emergencial que será disponibilizado pela prefeitura. “Tenho certeza que isso será um empurrão para esse momento de reerguer”, completou.

Não foram apenas os espaços privados que foram afetados pelas enchentes. De acordo com o secretário, diversas localidades para prática de esporte na cidade sofreram: “a nossa pista de skate e esportes radicais, a praça de esportes do Santa Efigênia, tivemos dois campos amplamente prejudicados com as cheias. [...] É um momento de grande impacto [...]. Toda a cidade está em processo de recuperação [...] Estamos atuando ainda nos bairros que foram amplamente atingidos, fazendo a limpeza das casas. Estamos atuando nas áreas que ocorreram desmoronamentos. Temos um bairro que precisamos fazer o desalojamento de famílias por possíveis riscos de deslizamento. Tivemos escolas que tiveram problemas. Então, os bens públicos eles vão seguindo essa linha de prioridade para que a gente possa fazer essa recuperação”, finalizou.

Álbum de Fotos

          

Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário