quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Pediatra e infectologista do Sistema Hapvida esclarece as principais dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19 em crianças


Em Minas Gerais, a imunização do público infantil já foi iniciada


Com a segunda maior população infantil do Brasil, Minas Gerais iniciou a imunização contra Covid-19 nas crianças entre 5 e 11 anos. O Estado recebeu do Ministério da Saúde o primeiro lote com 110 mil doses da Pfizer/Comirnaty - Pediátrica. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a expectativa é que o primeiro lote permita a vacinação de pelo menos 6% das crianças mineiras.

Segundo projeções do IBGE de 2018 (últimas publicadas), a quantidade de crianças de 5 a 11 anos seria de 1.846.030, em Minas. São crianças que podem se livrar de fazer parte do triste número de mortes por Covid-19 no Estado. Nesta faixa etária, foram seis vidas perdidas em 2020 e o dobro em 2021, de acordo com dados do e-SUS Notifica, até 27 de dezembro do ano passado.

O número de casos no Estado é preocupante. Foram mais de 34 mil crianças infectadas, em Minas Gerais, somente em 2021. Isso representa mais que todos os estados da Região Norte juntos (27.058) e que a Região Centro-Oeste também (33.511).

A médica pediatra e infectologista do Sistema Hapvida, Sílvia Fonseca, tira as principais dúvidas dos pais com relação à vacinação e garante que a imunização é realmente necessária para os pequenos. Confira:

1. A vacina é realmente necessária para crianças?

Sim. Apesar de que as crianças, em sua maioria, têm quadros mais leves da infecção pelo SARS-CoV 2. Com o passar dos meses destes dois últimos anos pudemos registrar um número expressivo de mortes em crianças também. Além disso, há a síndrome inflamatória multissistêmica (SIM), uma condição grave que necessita de hospitalização e, muitas vezes, Unidade de Terapia Intensiva.

Não sabemos quantas crianças desenvolveram Covid longa, que é a manutenção de sintomas após quatro semanas da infecção aguda. Estes sintomas podem variar de febre, cansaço, falta de concentração e falta de ar. E como a pandemia não dá tréguas, principalmente com o surgimento periódico de novas variantes muito transmissíveis, nossos pequenos estão em risco de terem Covid grave e Covid longa.

Outros aspectos importantes é que as crianças, mesmo pouco sintomáticas ou assintomáticas, podem transmitir a infecção para pessoas com fatores de risco (por exemplo, avós e bisavós), perpetuando o sofrimento das famílias.

Além disso, a vacinação da faixa etária entre 5 e 11 anos vai proteger as crianças menores que não podem receber a vacina e vai permitir que as crianças não fiquem doentes e possam participar da escola e demais atividades tão importantes para o desenvolvimento das crianças.
 
2. A vacina é realmente segura para crianças?

Sim. Antes das vacinas serem liberadas para crianças nos Estados Unidos, testes rigorosos de segurança foram feitos com a vacina da Pfizer envolvendo milhares de crianças. Até agora, estima-se que pelo menos oito milhões de doses foram aplicadas em crianças desta faixa etária entre 5 e 11 anos, com efeitos colaterais brandos e nenhuma morte atribuída à vacina. A vacina Coronavac, ainda não liberada para crianças no Brasil, mas usada em muitos países, como a China e Chile, teve um efeito excelente na prevenção da doença, sem eventos adversos graves. Uma segunda análise do CDC tornada pública avaliou cerca de 700 hospitalizações por Covid-19 entre crianças e adolescentes nos EUA. A principal conclusão foi que entre 77,9% das crianças e adolescentes internados com Covid-19 aguda, apenas 0,4% dos pacientes em idade vacinável haviam recebido o esquema vacinal completo.
 
3. A vacina das crianças vai ser diferente da dos adultos?


Ela é feita da mesma maneira, usando esta segura tecnologia de "RNA mensageiro", que permite que a vacina nunca se transforme em vírus vivo. Porém, tem doses menores, pois o sistema imune das crianças se mostrou muito eficiente para produzir anticorpos (91% de eficácia), mesmo com uma dose muito menor (cerca de 1/3 menor). Para não ter confusão, o frasco é diferente, com tampa de outra cor, e o Ministério da Saúde propõe locais diferentes para a vacinação das crianças, com agulhas apropriadas para o público infantil.
 
4. A criança pode parar de usar máscara depois de tomar a vacina?

 
Não. Assim como com os adultos, a máscara deve ser usada por todos acima de 2 anos de idade, pois, mesmo vacinadas, as crianças ainda podem ter infecção ainda que leve, mas transmissível. Importante ressaltar que as vacinas protegem contra a doença que leva à hospitalização, necessidade de oxigênio, CTI e morte, mas não impedem completamente as infecções leves. Enquanto o vírus estiver circulando no mundo, temos que usar todas as barreiras possíveis: vacina, máscara, distanciamento social e álcool em gel.
 
5. A Covid-19 vai acabar um dia?

Esperamos que sim. Mas, o mundo todo tem que ser vacinado. Infelizmente, temos notícias de que os países mais pobres não conseguiram imunizar a maioria da sua população e isso propicia uma grande replicação viral nos não vacinados e a possibilidade de variantes cada vez piores. Quando todos estivermos vacinados, a esperança é que sim, que a Covid-19 seja apresentada somente em aulas de história.

Bruna Toledo
Estrada para Nova Lima, 385 | 4°andar   
Belvedere | 30320.760 I Belo Horizonte | MG 



Nenhum comentário:

Postar um comentário