quinta-feira, 9 de novembro de 2023

ESCRITORA LANÇA LIVRO SOBRE A IMPRENSA OURO-PRETANA NO SÉCULO XIX

http://www.jornaloliberal.net

Ouro Preto
07 de novembro de 2023

Por Karina Peres

A pesquisadora e escritora Francelina Drummond, lançou no dia 25 de outubro a obra “A imprensa de Ouro Preto no século XIX”. O livro traz um ensaio seguido da análise de 148 jornais de Ouro preto, desde o primeiro, chamado Compilador Mineiro, lançado em 1823, até O Pão, de 1900. 

Em entrevista a equipe do O Liberal, Francelina contou que realizou um trabalho minucioso de pesquisa em universidades, academias, institutos e museus, tentando localizar periódicos de Ouro Preto. “As grandes fontes foram o Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte, e a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Tive ótimas surpresas, até em coleções e acervos particulares. Tive grandes decepções, ao ver acervos se perdendo, como coleções de jornais do século XIX que, deixados em lugares impróprios, como porões, encontrei completamente molhados e se desfazendo”, explicou a autora.  

Francelina ainda destacou que sua pesquisa mostra o potencial de preservação da história que os jornais possuem. “Esses periódicos testemunham os acontecimentos do século XIX, a política, a educação, a saúde, a justiça, a ciência, a literatura, os movimentos sociais, emancipatórios e de libertação, a economia, enfim todas as áreas da cultura. Creio que, através da pesquisa e da análise da imprensa, é possível identificar momentos da nossa história no movimento dialético de aprendizado entre passado e presente, com projeções no futuro”.

A autora é pioneira nos estudos envolvendo os periódicos como fonte de pesquisas acadêmicas, sendo fonte de inspiração para outros trabalhos. “Depois que fiz a dissertação de mestrado em Letras na UFMG sobre a primeira revista literária de Minas Gerais, O Recreador Mineiro (1845-1848), publicada em Ouro Preto, apareceram várias dissertações e teses sobre essa revista, algumas na UFOP e em outras Universidades. Quer dizer,meu trabalho inicial chamou a atenção de orientadores e pesquisadores que confirmaram a importância dessa fonte de investigação acadêmica”, revela Francelina. 

O livro “Imprensa de Ouro Preto no século XIX”, já está disponível para compra e pode ser adquirido na Livraria São José, em Ouro Preto, e também na Livraria Scriptum, que fica na rua Fernandes Tourinho, 99, na Savassi, em Belo Horizonte.


Jornal O Liberal

Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário