Resumo da biografia de Maria Antonieta
OcupaçãoRainha francesa
Data do Nascimento02/11/1755
Maria Antonieta (1755-1793) foi arquiduquesa da Áustria e rainha consorte da França. Esposa do rei francês Luís XVI, foi a última rainha da França.
Após o fim da monarquia e a instalação da República na França, o rei Luís XVI e a rainha Maria Antonieta foram guilhotinados em praça pública
Maria Antônia Josefa Johanna von Habsburg – Lothringen ou Maria Antonieta, nasceu no Palácio Imperial de Hafburg, em Viena, Áustria, no dia 2 de novembro de 1755.
Foi a décima quinta filha dos dezesseis filhos de Francisco I, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, e da Imperatriz Maria Teresa, arquiduquesa da Áustria e rainha da Hungria e da Boêmia.
Infância
Entregue aos cuidados de uma governanta, Maria Antonieta foi bastante mimada. Com 12 anos ainda não falava nem escrevia corretamente o idioma francês nem o alemão. Só falava bem o italiano graças ao professor Pietro Metastasio. Aprendeu a tocar harpa e dançava de forma graciosa.
No dia 18 de agosto de 1765, com a morte do imperador Francisco I, Maria Teresa nomeou seu filho (o futuro José II) como herdeiro e seu corregente. Submeteu-se a um luto pelo resto da vida.
Para criar uma aliança duradora com a França e outras cortes que viviam em constante conflito com a Áustria, a rainha Maria Teresa tinha planos para o futuro das suas filhas.
Casamento
Em 1768, após longas negociações para selar uma aliança com a França e sanar a rivalidade entre franceses e alemães, criada depois da derrota francesa na guerra franco prussiana, e da perda de territórios para a Alemanha, Maria Teresa acertou o casamento de Maria Antonieta com seu primo de segundo grau, Luís Augusto de Bourbon, neto de Luís XV e futuro rei da França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário