domingo, 8 de setembro de 2024

Transporte na Alemanha


O transporte na Alemanha é público.
Funciona através de ônibus, metrôs, e trem.
São confortáveis, seguros, pontuais, rápidos e baratos.
A passagem pode ser adquirida por viagem, por dia, semana ou mês.
Aqui não existe trocador.
O controle é feito esporadicamente.
Às vezes entram algumas pessoas nos ônibus ou trens e pedem para verem as passagens, muito raramente isto acontece.
Mesmo assim fazem uma amostragem, conferem de alguns passageiros.
Se a passagem estiver vencida o passageiro paga uma multa de aproximadamente 40,00 Euros.
Aqui as pessoas são muito sérias, ninguém anda se não tiver passagem.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

A volta do trem aos trilhos

Na Europa o trem é um meio de transporte muito importante. Há uma máxima que diz: "visitar a Europa e não viajar de trem é como não ir à Europa".

Praticamente em todo o continente europeu viaja-se de trem, tanto trens locais quanto trens regionais e internacionais. Assim, é possível se locomover de forma segura e barata entre cidades próximas ou distantes, em alguns casos de forma mais rápida que através de um avião, pois as longas distâncias são percorridas através dos chamados trens rápidos.
No nosso país ele foi extinto; poucos estados ainda conservam linhas férreas.
Ele era amado por todos, e a preferência por ele junto à população era tão grande que até musica em nome dele grandes compositores brasileiros fizeram.
Tenho grandes recordações do tempo em que andava de trem!
Vejo o trem como uma grande alternativa para nosso trânsito caótico, tanto nas estradas como nas grandes cidades.
Até para melhorar nossa indústria do turismo ele seria bom, afinal, quem não gosta de andar de trem...
Através do trem viaja-se com segurança, conforto, rapidez e economia, sem contar que ele nos permite como nenhum outro meio de transporte apreciar, através de suas janelas, as belas paisagens do território brasileiro.
No passado ele trouxe, em seus trilhos, progresso para as mais variadas regiões do Brasil, transportando pessoas, bens materiais, mas sobretudo esperança.
Hoje, quase esquecido, limita-se praticamente ao transporte de bens, sendo a Ferrovia Vitória Minas a única via férrea de transporte de passageiros a longa distancia no país. A referida ferrovia, mantida pela Vale, mantém uma tradição que infelizmente vai sendo esquecida: ela é o último fio de esperança de que um dia o trem possa voltar novamente a transportar, em larga escala, pessoas em nosso país.
A volta do trem como meio de transporte de passageiros em larga escala traria inúmeros benefícios para os viajantes: diante da exaustão do sistema rodoviário, viagens de curta e média distância poderiam ser feitas de forma mais rápida e segura através do trem. Esse tipo de viagem poderia ser reimplantado rapidamente, aproveitando-se as linhas já existentes, que, naturalmente precisariam passar por reformas para sua adequação à tecnologia atual. Para as viagens de longa distância o investimento teria que ser maior; enquanto isso, o transporte aéreo permaneceria como opção.
Se os trilhos fossem contados, muitas histórias caberiam neles... Mas não basta manter a memória histórica do trem no Brasil, é preciso voltar a usar a opção do transporte ferroviário como transporte público de passageiros em larga escala, ou seja, o transporte ferroviário não pode ser apenas uma forma de reviver o passado; o trem é um dos instrumentos que temos para construir um futuro melhor.
O som dos apitos e o ranger das rodas metálicas sobre os trilhos, como se pedisse um voto de confiança, ele pede passagem e quer voltar.

Cristóvão Martins Torres

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