sábado, 5 de julho de 2014

O Jogo na Capoeira

Oh... Berimbau... A Capoeira nasceu, no Brasil, do século XVII; foi desenvolvida pelos escravos como forma de proteção e hoje desempenha um papel essencial, promovendo a igualdade e a cidadania, pois na capoeira todos têm oportunidades iguais. Foi cantada pelo grande Vinícius de Moraes...
A capoeira é uma mistura de música, dança, luta, jogo, religiosidade etc.
Ela é "jogada" nos mais diversos lugares e situações, muitas vezes ligadas a movimentos educacionais, sociais e culturais.
Os capoeiristas desenvolvem suas atividades em escolas, áreas comunitárias, e na sede de associações e clubes, atuando juntos a crianças e adultos.
A aprendizagem acontece através da observação da execucão dos movimentos por capoeiristas mais experientes.
A roda de capoeira constitui um espaço de tempo em que o corpo está intensamente em festa, libertando a alma!
Na capoeira, o berimbau é considerado o principal instrumento, tendo se tornado seu símbolo. É ele que dita o ritmo do jogo; quando na roda de angola o jogo fica perigoso, a cantiga alerta e pede proteção.
Na roda de capoeira os movimentos exígem destreza corporal e força física.
As organizações internacionais de esporte estão estudando a possibilidade de colocar a capoeira em olimpíadas, pois, hoje, em mais de 140 países do mundo joga-se capoeira.
No Brasil, uma pesquisa recente que mostrou mais de seis milhões de pessoas aderiram à capoeira: homens, mulheres, velhos, adultos, jovens etc.
Visando formar o cidadão de boa índole, Beto e Gilmar,  mestres de capoeira em Itabirito-MG, fazem um grande trabalho educacional e social, cujos valores são: responsabilidade, harmonia, comprometimento, amadurecimento e uma boa convivência com pessoas de varias classes sociais.
Com um olhar atento para esses detalhes, sempre conseguem bons resultados com o grupo de capoeiristas. Essa iniciativa, realizada em Itabirito, deveria servir de exemplo para outras cidades.
Não parece obra do acaso o fato de muitas pessoas, mesmo as mais velhas e aposentadas, estarem praticando, cada vez mais, a capoeira....
Oh...Pandeiro...Oh...Caxixi...Oh...Atabaque...

Cristóvão Martins Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário