domingo, 6 de julho de 2014

Quem tem fama, deita na cama

Um ditado bem antigo de caráter prático e muito popular, comum a todo um grupo social, inclusive no futebol.
Depois de decidir colocar o goleiro holandês no último minuto da prorrogação, o técnico Van Gaal revelou que já havia estudado a chance de realizar a inusitada mudança.
Baseou no histórico do goleiro, que já tinha pegado pênaltis decisivos no clube que joga e na categoria de base, quando estava iniciando no futebol.
Ele fez a fama, por isso deitou na cama!
A confiança do técnico no goleiro, terceiro reserva, deixou todos no plantel perplexos, até o goleiro titular da seleção holandesa, saiu de campo muito chateado, inconformado com a substituição.
O goleiro titular não sabia que seria substituído daquela forma no final da prorrogação.
Mas é o técnico que decide quem vai jogar e quem vai ser substituído, ele que toma essa decisão.
Foi uma decisão de muita coragem do técnico holandês, o mundo todo assistia a partida da copa.
Essa mudança muito usada no futsal, no futebol de campo deu certo, porque o goleiro que entrou agarrou dois pênaltis e deu a classificação para a seleção holandesa.
Essa mudança no ultimo minuto da prorrogação causou muito espanto nos narradores esportivos, que também não entenderam a substituição naquela circunstância, pouco comum no futebol de campo.
O goleiro que entrou narrou depois das penalidades e da classificação; treinei durante sete semanas e o meu técnico viu isso.
Ele confiou em mim e isso é o mais importante.
Após a classificação da seleção holandesa nos pênaltis, todos os colegas queriam vê-lo, ouvi-lo, aplaudi-lo, festeja-lo.
Foi um dia de grande, intensa, formidável vibração entre os torcedores holandeses.
Na saída dos jogadores do estádio para o ônibus, vários torcedores queriam chegar mais próximo do goleiro, para olhá-lo de perto e, se possível, tocar-lhe as mãos.

Cristóvão Martins Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário