*Amadeu Garrido de Paula
Ítalo Calvino nos premia com sintética avaliação da obra "Longa viagem ao centro do cérebro", do neuropsiquiatria Renato Balbi e sua irmã, jornalista de cultura, lançada pelos autores italianos nos idos de 1981 ("Mundo escrito e não escrito", 2002).
Galgamos a escada da vida em estágios cerebrais, racionais, emocionais, intuitivos etc, até o número 21.
O 4 se formou na vida fetal. O 5 faz-nos mover sem direção. Salta-se ao 8, somos nadadores e trepadores. Os anteriores 6 e 7 nos deram o instinto da sucção, leite, cervejas etc. E de regular nossa hipotermia. O 9 é o prazer. O 11 nos faz agressivos. No 12 desejamos um objeto desconhecido, por abstração. O 14 nos faz invejosos (dos que se encontram em nossa frente numa fila de banco, por exemplo). O 15 foi o responsável pelo "homo erectus". O 16 nos fez intuitivos. O 17 nos proporcionou consciência individual e social ("homo sapiens"). O 18 corresponde aos "ídolos da tribo" de Francis Bacon (oh mídia, que subliminarmente fez os brasileiros sonhar com nova conquista da copa do mundo...). A crítica, a razão, o controle da ansiedade, no nível 20. E o 21, nosso estágio contemporâneo.
Como se vê, não há sequência rigorosa e são admissíveis inversões ou derrapadas na escalada. E antes do 4, no útero materno? A palavra com Shopenhauer.
Tudo muito lógico, mas no Brasil só temos traduções de outra obra cujo título é extremamente similar (na origem, "Voyage extraordinaire au centre du cervau", do igualmente neuropsiquiatra e premiadíssimo francês Jean-Didier Vicent, 2007). Vinte e seis anos depois.
Não se cogite de plágio, mas do "fio de Ariadne", que interconexa a cultura humana, até pela diversidade dos textos, reflexos de seus tempos. Melhor os aplausos a essas ousadas e competentes aventuras pela dinâmica íntima do animal e do humano.
O melhor seria, porém, exatamente por isso, predizer que essa "extraordinária" viagem condiz com um magnífico trem, ainda recolhendo passageiros em suas primeiras estações. Uma "curta" viagem.
Amadeu Garrido de Paula, é Advogado, sócio do Escritório Garrido de Paula Advogados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário