terça-feira, 17 de julho de 2018

Sindcont-SP completa 99 anos sendo cada vez mais necessário aos profissionais da Contabilidade

* Antonio Eugenio Cecchinato

O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP,  a primeira Entidade Contábil do Estado de São Paulo,  completará 99 anos de existência e atuação no próximo dia 19 de julho. Ao festejar a data reconhecemos que este é um marco na história do sindicalismo e associativismo do País, pois há aproximadamente 100 anos os sindicatos patronais e de profissionais, como é o Sindcont-SP, vêm balizando as relações de trabalho, que foram alteradas substancialmente em razão da Reforma Trabalhista, recentemente aprovada.

Nestas quase dez décadas de atuação, o Sindicato vem defendo os interesses dos Contabilistas, bem como a valorização da classe, que ao longo dos anos está sendo cada vez mais exigida pela evolução da economia. Neste período, a Contabilidade passou por várias fases, com a implantação de diversos planos econômicos, a Lei das S/As, a Lei de Responsabilidade Fiscal, para o setor público, a padronização das Normas Internacionais de Contabilidade, por meio das IFRS (International Financial Reporting Standards); sem contar a modernização e informatização dos órgãos arrecadadores, que agilizaram e unificaram todos os processos contábeis e tributários das empresas, o que afeta diretamente o trabalho dos profissionais da Contabilidade.

O Sindcont-SP, que conserva os mesmos princípios que nortearam os valorosos contabilistas que lutaram por sua fundação, reconhece que no limiar de um século de existência, seu apoio aos profissionais da classe torna-se cada vez mais necessário, pois os tempos são outros e as exigências para dar a assistência devida às empresas, ao terceiro setor, ao governo e à sociedade, só se multiplicaram.

Assumimos a presidência da Entidade em 2017, em um momento bastante conturbado, acentuado pelas incertezas e graves crises nos campos: econômico, político, ético, trabalhista, moral e de valores, contudo, mantivemos o objetivo de dar continuidade ao que foi empreendido nas gestões anteriores. Assim, intensificamos as nossas ações em promover a Educação Profissional Continuada, a fim de dar condições para que os profissionais contábeis atuem com a excelência exigida por esse novo mercado.

Outra missão que determinamos no Sindicato é ampliar o leque de possibilidades e de serviços oferecidos aos profissionais contábeis nos âmbitos técnico, profissional e acadêmico, por isso estamos investindo em Educação a Distância – EAD, que já é uma realidade no Brasil, devido às facilidades tecnológicas, os horários flexíveis, e os valores mais acessíveis, fatores causados pela modernidade dos nossos dias, aos quais não podemos nos furtar. Além de inúmeros outros benefícios, como as reuniões semanais do Centro de Estudos e Debates Fisco Contábeis, a Consultoria Jurídica, a realização de cursos e palestras presenciais e outros, cujo propósito é agregar valor e conhecimento.

Também procuramos enxergar o profissional contábil como o “Contador bidimensional”, ou seja: o ser humano profissional e o profissional Contabilista.
Assim promovemos ações com metas definidas de valorização e de crescimento humano, pois acreditamos que uma pessoa equilibrada, saudável e satisfeita consigo mesma produz muito mais e melhor, além de criar amortecedores para os embates e as intempéries da vida. 

Celebraremos os 99 anos do Sindcont-SP com a segurança de que sua existência se faz extremamente necessária, pois, por meio de suas ações, a Entidade desenvolve a cultura do associativismo e estimula o conceito de “a união faz a força”, oportunizando a valorização profissional e  garantindo o selo de ética em todos os quesitos, independentemente da área de atuação.

São esses os pilares essenciais que mantêm o Sindcont-SP entre as mais respeitadas e consolidadas Entidades no País. Parabéns Sindcont-SP pelos seus excepcionais 99 anos de atuação e luta diária pela Classe Contábil.


* Antonio Eugenio Cecchinato é presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário