terça-feira, 10 de julho de 2018

Boff discute situação do país em livro que será lançado nesta quarta-feira

Em “Brasil - Concluir a Refundação ou Prolongar a Dependência?”, livro que será lançado nesta quarta-feira (11) pelo projeto Sempre um Papo no auditório da Cemig, o autor Leonardo Boff indica a temática da obra com a pergunta do título.
Na compilação de artigos que compõem a publicação, o teólogo analisa o panorama político social do país de duas maneiras: por mais que exista a necessidade de dar prosseguimento a programas sociais desenvolvidos e implementados pelo governo Lula e Dilma (concluir a refundação), o Brasil está inserido em um contexto no qual os governantes trabalham para manter o país em posição de subordinação em relação às potências mundiais, ou seja, prolongando a dependência nacional.
“São dois projetos que estão em jogo: o do grupo que deu o golpe e quer re-colonizar toda a América Latina para ser exportadora de commodities de alimentos, minerais etc. E outro, do Lula e da Dilma, em que se tentou fazer política independente com as políticas sociais”, defende Boff.
Na opinião do autor, o país tem três pilares, “pouco discutidos por analistas”, que são as bases da refundação: os recursos naturais, a cultura e o próprio povo brasileiro. “A nossa natureza é uma das mais ricas do mundo, com solos férteis e águas em abundância. A nossa cultura, por sua vez, é rica na música a na arte. E o povo, por fim, tem um estilo e uma alegria de viver únicos”, analisa.
Autor de quase cem livros, Boff observa que o momento de crise pelo qual o país vive serve para reflexão acerca do contexto social. “O livro combina sociologia, história e filosofia e traz um novo elemento, que é a ecologia”, comenta.
O quê. Lançamento de “Brasil - Concluir a Refundação ou Prolongar a Dependência?”
Quando. Nesta quarta-feira (11), às 19h30
Onde. Auditório da Cemig (Rua Alvarenga Peixoto, 1200, Santo Agostinho)

Quanto. Gratuito; o livro será vendido a R$ 49
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário