segunda-feira, 17 de maio de 2021

Idelber Avelar promove série de lives de lançamento de seu novo livro

 Autor de Eles em nós participa de lives com grandes nomes da atualidade

Em uma série de cinco encontros, transmitidos pelo Youtube do Grupo Editorial Record, Idelber Avelar conversará sobre seu novo livro Eles em nós: retórica e antagonismo político no Brasil do século XXI

Do dia 18 de maio a 15 de junho, o autor Idelber Avelar conversa com grandes nomes da atualidade sobre o seu novo livro Eles em nós: retórica e antagonismo político no Brasil do século XXI (Ed. Record). O encontro acontecerá sempre às terças-feiras, às 18h, no canal do Youtube do Grupo Editorial Record. Na abertura (18), a conversa começará, excepcionalmente, às 17h.

Com o tema “O Brasil do século XXI”, Idelber abre a série de encontros no dia 18 de maio, com a jornalista Mônica Waldvogel. Na semana seguinte (25/05), o autor recebe o cientista político Christian Lynch para uma conversa sobre a política nacional. Para debater a história econômica do Brasil, Marcos Lisboa, atual diretor-presidente do Insper, participa do evento no dia 1º de junho. O penúltimo encontro (08/06) terá a presença da escritora Maria Esther Maciel, em um papo sobre “Humanos/não humanos e o meio ambiente”. O encerramento será com o professor e historiador Rafael Saddi, no dia 15 de junho, com o tema “As lutas populares e o Brasil do século XXI: Uma conversa sobre Eles em nós”.

A curadoria dos nomes convidados buscou equilibrar as diferentes visões e posicionamentos políticos, priorizando a diversidade de opiniões. A transmissão dos debates será no canal do Grupo Editorial Record, no Youtube.

Sobre Eles em nós: retórica e antagonismo político no Brasil do século XXI:

Eles em nós é um estudo da interseção entre o funcionamento da linguagem e os processos políticos que o Brasil tem vivido nesse período, incluindo as manifestações de junho de 2013, a Lava Jato e o bolsonarismo. O livro vai das hipérboles com que o Executivo tem pensado o país ao lexicocídio, o assassinato de palavras, sofrido pelo português brasileiro neste século. Analisa o mascaramento de antagonismos no sistema político e os oximoros com que o pacto lulista os administrou. Discute a conversão de substantivos comuns em nomes próprios nos casos de junho de 2013 e da Lava Jato, e conclui com uma investigação das raízes históricas, antropológicas e discursivas do bolsonarismo na sociedade brasileira.

Sobre o autor Idelber Avelar:

Idelber Avelar é professor de estudos latino-americanos na Universidade Tulane, em Nova Orleans. Seus primeiros livros, Alegorias da derrota e Figuras da violência, foram lançados originalmente em inglês, circulam em espanhol e contribuíram à constituição dos estudos acadêmicos das literaturas e culturas pós-ditatoriais. Entre seus prêmios, contam-se o Kovacs, da Modern Language Association, e o primeiro lugar no concurso Itamaraty de ensaios sobre Machado de Assis. Seus livros mais recentes são Crônicas do estado de exceção e Transculturación en suspenso. De 2004 a 2012, editou o blog O Biscoito Fino e a Massa, sobre política, literatura, música e futebol. Desde então, publica seus escritos breves e cotidianos no Facebook (/idelber.avelar), no Twitter (@iavelar), no portal O Estado da Arte e ocasionalmente na imprensa.

 

Live Eles em nós:
Data: 18/05, 25/05, 01/06/ 08/06 e 15/06
Horário: 18/05 às 17h, os demais dias às 18h
AO VIVO no Youtube.com/GrupoEditorialRecord

 Gabrielle Teles | Departamento de Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário