quarta-feira, 26 de maio de 2021

Uma nova pandemia pode vir aí, alertam cientistas

Cientistas chineses que descobriram a Covid-19 alertam para o risco de uma nova pandemia, desta vez, de gripe aviária. O PhD, Neurocientista e biólogo Fabiano de Abreu mostra como, apesar do crescimento destes casos em aves, ainda não se pode tirar o foco da luta contra a Covid-19.

 

Em 2019, dois cientistas chineses, George Fu Gao e Weifeng Shi, identificaram o vírus que transformou o mundo desde então e recebeu o nome de Covid-19. Agora, em matéria publicada pela revista “Science”, eles alertam a população global para o risco de uma outra pandemia.

 

Se o momento atual teve início na contaminação por morcegos, a ciência ainda precisa desvendar tal mistério. Mas o fato é que agora os olhos do mundo devem se voltar para as aves, em especial pelo potencial da gripe que leva o nome de H5N8.

 

Tal enfermidade não é uma novidade no meio científico. Afinal, este patógeno circula na Europa desde 2014, e desde então milhões de aves já foram contaminadas com ele, segundo o Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC).

 

Porém, agora o sinal de alerta se acende a partir do momento que o vírus atinge os humanos pela primeira vez. Conforme explica o PhD, neurocientista e biólogo Fabiano de Abreu Rodrigues, “o H5N8 é um subtipo do vírus influenza A, também chamado de gripe aviária e é altamente letal para aves selvagens e aves domésticas. Ele ainda não está associado a humanos; no entanto, foi descoberto este ano que sete pessoas na Rússia estavam infectadas”. No dia 20 de fevereiro deste ano, o governo daquele país confirmou que estas pessoas foram infectadas numa gigantesca quinta com 900 mil galinhas, na região de Astrakhan, no sul do país. Nenhum deles apresentou sintomas.

 

Pouco tempo depois, o Ministério da Agricultura da Espanha registrou surtos deste vírus em aves selvagens. Em comunicado, a entidade informou que “a detecção deste caso não implica risco para a saúde pública, pois estudos genéticos mostram que se trata de um vírus aviário sem afinidade específica para humanos”.

 

Por outro lado, segundo a revista Science, os cientistas chineses estão bem preocupados. “A disseminação mundial do vírus da gripe aviária H5N8 é um problema de saúde pública”, alertam na revista Science. Se o mundo vive atualmente uma pandemia global por conta da Covid-19, será que a sociedade está preparada para mais uma crise sanitária de grandes proporções? Para Fabiano de Abreu, "não podemos ter mais um pânico nem abafar responsabilidades em relação ao que temos agora, que é o Covid-19. Obviamente a gripe H5N8 preocuparia mais que o Covid-19, até porque a nossa proximidade tanto cultural como de vivência cotidiana é muito maior. As aves estão em todo lado, as criamos em casa, estão nas nossas hortas e quintais”.

 

Segundo os especialistas, a H5N8 já causou o abate de mais de 20 milhões de aves na Coreia do Sul e no Japão, alertam Fu Gao e Shi. “É imperativo que a disseminação global e o risco potencial do vírus da gripe aviária não sejam ignorados”, alertam.

 

Ainda assim, Abreu acredita que o momento atual é que “algo que tem que ser observado. Mas ainda é cedo para essa gripe colocar em risco a saúde pública. A China precisa se preocupar mais com a cultura local que favorece ao aparecimento de novos patógenos e em ajudar no combate à Covid-19”, completa o neurocientista.


Livre de vírus. www.avg.com.


Biografia resumida de Fabiano de Abreu Rodrigues 

Graduações: Neurociências, psicologia, biologia, história 

Pós Graduações: Neuropsicologia, antropologia, todas as demais vinculadas à psicologia e a neurociências como psicomotricidade, linguística, memória, etc. 

Especializações: Filosofia, Inteligência Artificial, Nutrição Clínica, Programação em Python, Propriedade Elétrica dos Neurônios, Psicanálise, Psicopedagogia.

Mestrados: Psicanálise, Ciências da Saúde nas Áreas de Psicologia e Neurociências e Ciências da Saúde em Psicologia 

Doutorados: Ciências da Saúde nas Áreas de Psicologia e Neurociências e Psicologia da Saúde.

Pós Doc: Neurociência 


Mais de 20 artigos científicos aprovados e publicados em revistas científicas, 5 descobertas na ciência e 10 livros lançados. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário