terça-feira, 18 de maio de 2021

Qual o papel dos cidadãos segundo a Bíblia?

 De Gênesis ao Apocalipse: livro ajuda a compreender a história da redenção

Escrito por Bernardo Cho, "O enredo da salvação" permite ampla análise da Bíblia e propõe aos leitores uma nova perspectiva para enxergar todas as coisas

Uma obra que propõe ajustar as lentes através das quais a humanidade enxerga todas as coisas. Esta é a proposta de O enredo da salvação: Presença divina, vocação humana e redenção cósmicalançamento da Editora Mundo Cristão, escrito pelo teólogo, pastor e comunicador Bernardo Cho, PhD em Linguagem, Literatura e Teologia pela Universidade de Edimburgo, na Escócia. A intenção do autor é ampliar a compreensão das pessoas sobre a vida, a fé e o papel que exercem no mundo.

Para o autor, reduzir a experiência religiosa a um mero carimbo no passaporte para o céu desvia o foco do fato de que o interesse de Deus não se resume apenas ao indivíduo, mas abrange toda a criação. leitura individualista e fragmentada do texto bíblico tem impedido aos cristãos uma compreensão mais abrangente de sua fé e de seu papel como cidadãos do reino”, revela Cho.

Com o intuito de ajudar o leitor a superar essa tendência, O enredo da salvação analisa todo o desenrolar da narrativa bíblica, de Gênesis a Apocalipse, e relembra o grande arcabouço bíblico que dá sentido à realidade e que tem a ver com cada cristão, por meio de um modo de viver que extrapola a individualidade, se manifesta na sociedade e que impacta positivamente o mundo.

O “plano maravilhoso de Deus” não é meramente para “minha vida”, mas para o universo inteiro — o projeto divino é cósmico. Consequentemente, Deus deseja não apenas “se relacionar comigo”, como também concretizar um propósito para toda a criação. (O enredo da salvação, p. 18)

Dividido em quatro partes de cinco capítulos cada, o livro cobre os principais episódios da história da salvação nas Escrituras. Na primeira parte, Cho examina a criação, a queda, o chamado de Abraão, o êxodo e a formação de Israel. Na segunda, faz um breve panorama da história de Israel, do Sinai ao cativeiro babilônico. Na penúltima parte, percorre o ministério de Jesus, examinando sua missão em continuidade com a narrativa de seu povo, sua identidade messiânica e o significado da ressurreição. Por fim, na quarta parte, trata da missão da Igreja pelo poder da presença divina.

Em O enredo da salvação, Cho oferece uma perspectiva inovadora da “grande história” das Escrituras, combina conhecimento bíblico-teológico com abordagem pastoral e ajuda os leitores a unir as partes soltas na compreensão do evangelho, permitindo que o entendimento acerca da salvação em Cristo — e, consequentemente, do valor da vida humana e da criação — seja ampliado. 

  • Ficha técnica
    Livro: 
    O enredo da salvação
    Subtítulo: Presença divina, vocação humana e redenção cósmica
    Escritor: Bernardo Cho
    Editora: Mundo Cristão
    ISBN: 978-65-86027-89-1
    Páginas:  224
    Formato: 16x23 
    Link de venda: Amazon e Mundo Cristão

    Sobre o autor: Bernardo Cho é graduado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, mestre em Divindade pelo Seminário Teológico Servo de Cristo, mestre em Novo Testamento pelo Regent College e PhD em Linguagem, Literatura e Teologia do Novo Testamento pela Universidade de Edimburgo, na Escócia. É professor de Novo Testamento e Teologia Bíblica no Servo de Cristo, e pastor da Igreja Presbiteriana do Caminho. Organizou, com Estevan Kirschner, a obra Missão urbana, publicada pela Mundo Cristão.
  •  


Imagens relacionadas

423d2728a0bee5b76cedadac7a75cf78_small.jpg
Divulgação/Mundo Cristão
baixar em alta resolução


62ce100496b67b390af28fa14ac7c649_small.jpg
Divulgação/Mundo Cristão
baixar em alta resolução




Nenhum comentário:

Postar um comentário