quarta-feira, 19 de maio de 2021

A onda do Branding, o que é ? Especialista ajuda como gerir sua marca - Ana Paula

 A onda do Branding, o que é ? Especialista ajuda como gerir sua marca


Ana Paula, especialista em marketing digital, distingue o conceito e ajuda a construir um nome de valor


"A primeira impressão é a que fica", acredito que você já tenha ouvido esse ditado popular em algum lugar. De fato, sempre existe um pré-julgamento quando se entra em um determinado ambiente onde existem pessoas desconhecidas. Portanto, é preciso estar a todo momento bem alinhado, principalmente, quando se quer passar alguma autoridade, já que será impossível ter novamente uma primeira impressão. É preciso um bom branding pessoal.


Isso também vale para um negócio. Quando se insere no mercado convencional ou digital o primeiro objetivo que o empreendedor tem é ganhar e fidelizar consumidores e, para isso, é preciso ter boas estratégias de branding de marca.


Refletindo sobre ambas as situações, convidamos a especialista em marketing digital Ana Paula Araújo, CEO da empresa Connect Soluções Digitais, para nos explicar como elas podem ser empregadas, mas primeiro, ela explica o conceito da palavra.


"Branding" é o procedimento de você fazer a sua marca. É como você quer se apresentar ao público e isso vale tanto para uma empresa, quanto para a vida pessoal. Ambas são construídas diariamente por meio de ações e características empregadas", explicou.


Distinguindo ainda mais o conceito e separando o branding pessoal do branding de marca, a especialista explica que na vida privada a todo momento estamos fortalecendo a nossa imagem individual, seja pela maneira que escolhemos nos vestir, pelos nossos comportamentos ou até mesmo pela maneira de nos comunicarmos. Assim, a especialista explica o branding pessoal.


"Você é a sua própria imagem e a maneira que você vive e seu lyfestile reforçam a sua marca. Então, por exemplo, uma pessoa que se veste de maneira desleixada ou é sem educação tem que entender que essa imagem ruim é a que ela está passando às pessoas a sua volta e, consequentemente, gerando um conceito na mente de cada um acerca dela", disse a especialista que também acrescenta.


"Para ter um branding pessoal positivo é preciso estar sempre bem vestido, tratar bem as pessoas e mostrar sempre uma imagem positiva a seu respeito. Isso é um bom branding pessoal. É como você decide se posicionar socialmente no dia-a-dia e como todos ao seu redor passam a te enxergar".


O que é Branding de Marca ?


Em relação ao branding de marca, Ana Paula afirma que não deixa de ser similar ao branding pessoal, pois também se trata de um conjunto de ações (associadas a estratégias de marketing de comunicação) que visam tornar a marca mais conhecida pelo seu público-alvo, aumentando a lembrança na mente dos consumidores e melhorando a percepção de valor que eles têm em relação à empresa.


A única coisa que a especialista em marketing pondera é que se, bem executado, o branding pode perdurar por uma vida inteira. "As pessoas querem consumir pelo valor agregado que os produtos oferecem. Por exemplo: a empresa Channel é uma entidade que já possui um posicionamento no mercado tão forte que, se qualquer pessoa for vista usando algo da marca, as outras ficam admiradas.


"É importante você posicionar a imagem da empresa para o seu público ideal: se quer ser visto como uma marca popular, de bairro, mais simples ou se prefere ser visto como uma marca mais exclusiva, de valor", explicou.


Vale ressaltar que o crescimento até se tornar uma marca conhecida é gradativo.


A especialista dá 4 dicas de como construir um bom branding de marca:


1) Construa a sua marca: Elabore a sua identidade visual, escolha bem a paleta de cores, logotipo e topografia.


2) Posicionamento: Defina bem os valores da empresa, o tipo de linguagem que vai te aproximar do seu público, tom de voz e o tipo de mensagem que você quer transmitir - isso tem a ver com os valores.


3) Ponto de vendas: Para o seu produto ou serviço identifique onde as pessoas que podem consumi-los estão e se faça presente, cuidando sempre da aparência da marca para favorecer a conexão entre seu negócio e o seu público-alvo.


4) Conteúdo de valor: Produza conteúdos que reforcem a sua identidade visual, com ênfase nas cores, logo, valores, personalidade  da marca e interação com a sua audiência. Elabore bons textos, crie peças e campanhas publicitárias interessantes, bem como, se for o caso, e-books, audiobooks, infográficos e webinários.


Em vista do que foi mencionado, pode-se concluir a grande importância do branding, seja ele pessoal ou de marca, para um posicionamento positivo diante da imagem que se deseja transmitir ao seu redor ou à sua audiência.


Sobre Ana Paula


Ana Paula Araújo é sócia-fundadora e co-produtora da Connect Soluções Digitais, voltada para o segmento do marketing digital, fundada em Belo Horizonte e com atuação em todo o Brasil. É formada em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pós-graduada/MBA em Marketing pela Fundação João Pinheiro/ Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).


Atuante nas redes sociais, Paula coleciona mais de 50 mil seguidores e desde 1997 atua como sócia-administradora no segmento de hotelaria. Sua empresa, a Arco Administradora, é responsável pela gestão de hotéis da rede San Diego, com unidades presentes em Minas Gerais — Belo Horizonte, Ipatinga e Governador Valadares — e Vale do Paraíba, em São Paulo.


Paralelamente às atuações, se destaca pela função de gestora de social media e co-produtora no lançamento de infoprodutos da CONNECT.



Fabiano de Abreu 
OBS.: Este email pode ser acessados por outros membros da empresa

Gestão geral grupo MF Press Global 








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