domingo, 30 de maio de 2021

Raul Seixas é homenageado em livro de contos

 De gato mágico ao universo alucinógeno de Raul Seixas  

Contos do livro "Histórias de Quem" partem do banal ao trágico com ar de realismo fantástico em meio ao absurdo

Literatura fantástica ou a realidade em meio ao absurdo? Os dez contos presentes no livro Histórias de Quem são diretamente influenciados pelo realismo fantástico, com narrativas que vão desde um gato mágico que revela a personalidade das pessoas ao retirar os óculos, até a incansável trajetória de um jornalista no universo alucinógeno de Raul Seixas.

Cesar Augusto de Carvalho é expert em criar fatos banais, que com o decorrer do texto, tronam-se trágicos ou absurdos, porém, prendem o leitor em cada página desse universo mágico da literatura. Assim como suas influências – que vão de Dostoievski, Michael Ende, Ernest Hemingway a Guimarães Rosa, Graciliano Ramos e Jorge Luís Borges – as histórias provocam inúmeras sensações, principalmente tensão e euforia.

Com um estilo que une imaginação e domínio claro das narrativas, o professor universitário aposentado, passou boa parte da carreira dedicado a publicar ensaios e textos acadêmicos. Ser contista era algo distante e que ficava limitado a leituras de amigos. Apesar de as histórias serem independentes entre si, elas têm similaridades e uma narrativa se abre para outra de maneira singular. Exemplo disso, são os contos que trazem Raul Seixas como tema: “Muitos em um” e “Um escritor, Raul Seixas, Gilgamesh e a imortalidade”.

A inclusão de Raul na obra não é algo ao acaso. Entre 2010 a 2014, Cesar escreveu contos sobre o astro do rock para uma coluna radiofônica chamada Estação Raul. Quando o programa encerrou, lançou a radionovela Toca Raul e atualmente prepara a edição Raul e Eu, uma novela que narra as aventuras de um personagem que se considera o próprio músico.

Seu maior desejo é que suas histórias levem aos leitores um profundo diálogo, que podem, sim, influenciar comportamentos, mas também favorecer a compreensão de si mesmas.

Ficha Técnica
Livro: Histórias de Quem
Autor: Cesar Augusto de Carvalho
ISBN:   978-65-87908-05-2
Formato
: 21x14
Páginas: 124
Link de vendawww.quemlêvê.com

Sobre o autor: Cesar Augusto de Carvalho é professor de sociologia aposentado da na Universidade Estadual Paulista – UNESP – campus de Marília (SP). Escreveu os livros Lavras ao Vento, Pá (Benfazeja, 2017) e Curto-circuito (Patuá, 2019), livros de poesia, e Histórias de Quem (Desconcertos, 2020), livro de contos. Junto com o poeta Hamilton Faria e criou o Canal do Poetariado, programa mensal sobre literatura e poesia exibido ao vivo pelo Youtube e Facebook.

Redes Sociais:
Facebook | Instagram  Twitter | Youtube



Imagens relacionadas

1c8bca9eaf0efff1316411eced8b1895_small.jpg
Divulgação
baixar em alta resolução


90941cbd5caa0e7bba40be9f0890e1f0_small.jpg
Divulgação
baixar em alta resolução




Nenhum comentário:

Postar um comentário