quinta-feira, 27 de maio de 2021

Por que é tão difícil conseguir um bom contador em Portugal?

Encontrar uma pessoa que seja especializada em lidar com finanças é algo complicado no país lusitano. Contador Joaquim Moreira mostra que alguns empecilhos dificultam a capacitação deste profissional, prejudicando seu trabalho.

 

Se existe uma profissão que exige conhecimentos técnicos e apurados dos seus profissionais para ser exercida de forma plena é a contabilidade. Afinal, lidar com finanças requer atenção, dedicação, e muito estudo dos contadores.

 

Por outro lado, em Portugal é até difícil encontrar uma pessoa que possa atender as melhores qualificações para cumprir essas demandas. E não é por falta de vontade destas pessoas, mas existem fatores externos que podem dificultar a jornada do profissional, revela o contador Joaquim Moreira.

 

Primeiramente é importante lembrar que no país lusitano este profissional é chamado de “contabilista”, ao contrário da nomenclatura adotada no Brasil. Joaquim lamenta que por lá “os empresários não valorizam a categoria, e a consequência disso é que os valores cobrados são baixos. E isso leva o profissional a buscar muitos clientes para ter uma receita para sobreviver”.

 

“O que ocupa 95% do tempo dos contabilistas é a produção de declarações fiscais. Assim, esses profissionais ficam sem tempo útil para se atualizar e consolidar seus conhecimentos”, detalha Moreira. E isso pode ser algo prejudicial para suas carreiras, afinal, “como esta é uma profissão em mutação permanente, afinal, todas as semanas são publicadas novas legislações fiscais, isso obriga a pessoa a estar sempre atenta às determinações”, completa.

 

Um outro problema, observa Moreira, é que “a entidade que tutela a categoria não se impõe em relação a aceitação de novos membros. Apesar de ser obrigatório um exame de admissão na ordem dos contabilistas, todos os anos surgem mais de 2 mil novos membros aprovados. O reflexo disso é uma saturação desse mercado”, acrescenta.

 

Com um grande número de profissionais, e aqueles que estão trabalhando precisando se dedicar às declarações fiscais e não tendo como se capacitar adequadamente, a situação só tende a piorar, ressalta Joaquim. “Se ele já estiver desatualizado, a cada dia que passar mais defasado ele vai ficar”.  E isso, ele acrescenta, coloca a situação profissional do especialista em uma situação difícil de ser resolvida: “O empresário não valoriza a categoria, logo a pessoa precisa lutar para obter fonte de renda, mas acaba ficando desatualizada. E sem tempo de reverter este quadro. Infelizmente é como uma bola de neve, onde é realmente muito difícil reverter este quadro e dar aos contabilistas a valorização que merecem”, completa.


Jennifer da Silva 
Suporte MF Press Global 




Nenhum comentário:

Postar um comentário