sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Empresária brasileira comenta sobre diferenças entre a black friday dos EUA e a do Brasil

Residente nos Estados Unidos, Sophia Utnick, garante que existem diferenças notáveis entre as datas comerciais nos dois países


A Black Friday é um costume tipicamente americano que ocorre todos os anos após o feriado do Dia de Ação de Graças. Nos EUA, grandes descontos são incorporados nas lojas e os consumidores formam filas igualmente grandiosas nas portas de diversos comércios. No Brasil, o costume foi sendo importado aos poucos e, atualmente, já é uma das datas mais esperadas do ano.


Mesmo tendo o mesmo nome e sendo baseados nas mesmas ideias, existem algumas diferenças entre a realização da data comercial nos Estados Unidos e no Brasil. Sophia Utnick, empresária brasileira que mora nos EUA, acredita que as alterações no evento se dão pela adaptação cultural. “Existem diferenças entre os tipos de produtos e o modo de compra que o brasileiro e o americano buscam na Black Friday”, explica.


De acordo com a empresária, uma das mais notáveis discrepância entre os dois países é a presença nas lojas físicas. “Nos EUA é tradição ir até as lojas para participar das promoções. Por isso, vemos filas enormes e lojas lotadas. Acho que como a data chegou no Brasil mais recentemente, o e-commerce ganhou uma certa prioridade”, opina.


Nos Estados Unidos, a Black Friday é realizada durante 24 horas apenas. No Brasil, por sua vez, diversas lojas acabam estendendo o período de promoções pelo fim de semana inteiro, uma semana e até mesmo durante todo o mês de novembro. “É interessante como o brasileiro criou sua própria forma de impulsionar as vendas, porque nos EUA, as promoções realmente se concentram entre o Thanksgiving e a sexta-feira”, relata.


Sophia Utnick afirma ainda, que o foco do evento é diferenciado nos dois países. Para os norte-americanos, a Black Friday é uma oportunidade de fazer as compras de natal com preços melhores. Já o brasileiro enxerga a data como um dia bom para realizar compras pessoais de produtos mais caros. “É perceptível que o foco de muitos brasileiros neste dia está relacionado a produtos eletrônicos ou outras mercadorias de valor mais alto. Nos EUA, a ideia é comprar presentes adiantados para o natal, mas não necessariamente computadores, tablets ou celulares. Aqui também acontece o Cyber Monday, que é voltado para descontos na compra de produtos eletrônicos, caso as pessoas não possam comprar presencialmente na sexta, elas podem comprar online na segunda”, explica a empresária.


Sobre Sophia Utnick


De família humilde, Sophia Utnick é uma empreendedora e paisagista conhecida nos Estados Unidos por suas empreitadas de sucesso. No Brasil, a, também, produtora musical é responsável por revelar talentos nordestinos e cuidar das carreiras de artistas que conquistam cada vez mais espaço no mercado nacional.


Fabiano de Abreu 
OBS.: Este email pode ser acessados por outros membros da empresa
Gestão geral grupo MF Press Global 



Nenhum comentário:

Postar um comentário