quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Ansiedade gerada pelos descontos na Black Friday pode levar a tomada de decisões impulsivas

Especialista em fisiologia e bem estar, Débora Garcia, explica como a gestão emocional pode ajudar a aproveitar melhor a data comércial


A Black Friday é um costume originalmente norte-americano que, aos poucos, foi importado para o Brasil. Atualmente, já se tornou uma das datas mais aguardadas pelos consumidores que desejam realizar grandes e pequenas compras. Porém, os descontos exorbitantes oferecidos em algumas lojas pelo período de tempo determinado podem gerar ansiedade e acabar por ser a causa de decisões impulsivas.


Débora Garcia, especialista em fisiologia e bem estar, explica que as escolhas têm uma base emocional no cérebro. “Pessoas que tiveram, por acidente, lesões em regiões do cérebro que tem a ver com gestão emocional, mesmo que não tenham sido prejudicadas em questões cognitivas, tendem a ter dificuldades em fazer escolhas simples. Comprar ou não comprar é uma escolha”, detalha.


De acordo com ela, as escolhas estão diretamente conectadas com a habilidade de administrar emoções. “Muitas ferramentas de venda são exatamente voltadas para o emocional do consumidor. Quanto melhor a gente administrar o emocional, melhor será também a administração da vida financeira”, afirma. Ou seja, apesar de não ser o único fator determinante de uma vida economicamente saudável, a gestão emocional é um auxílio essencial para que isso aconteça. “Uma pessoa ter muito dinheiro não necessariamente é sinônimo de uma relação saudável com ele”.


Na Black Friday, existe um forte trabalho de convencimento e geração de expectativa. “A ideia de escassez e a persuasão mexem com o emocional e com o desejo de ‘ter’ das pessoas”. Além disso, Débora Garcia chama atenção para o funcionamento do sistema de recompensa. “Por que uma pessoa que decide guardar um dinheiro todo mês abre mão disso para comprar algo que, muitas vezes, não é essencial?”, questiona.


A resposta para isso está no sistema de recompensa do cérebro que é ativado quando algo é comprado. “Aprender a lidar melhor com o dinheiro, tem a ver com a capacidade das pessoas de conseguir gerenciar melhor o sistema de recompensa e conseguir adiar essa satisfação imediata gerada pela compra por um objetivo maior. Isso é uma habilidade e pode ser desenvolvida”, afirma a especialista.


Sobre Débora Garcia

 

Debora Garcia é palestrante, escritora e mentora de meditação. Ministra cursos e mentorias presenciais e online. Atua no mercado corporativo com palestras, treinamentos e consultorias promovendo autoconhecimento, bem estar, inteligência emocional e protagonismo, oferecendo recursos para equilibrar mente e emoções.

Criadora do método “Descomplicando a Meditação” que tem como característica a prática de curta duração, laica e contemporânea, sempre trazendo um olhar científico para a prática meditativa. É também coautora do livro Gestão das emoções no ambiente corporativo.

Formada em Educação Física pela UMESP, especialização em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP.  Atuou na área de educação corporal por mais de 10 anos, identificando que as habilidades e inabilidades internas são pontos limitantes tanto no desempenho esportivo como na vida.


Jennifer da Silva 

Suporte MF Press Global



Nenhum comentário:

Postar um comentário