sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

CARNAVAL É CANCELADO NAS CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS

 http://www.jornaloliberal.net

Ouro Preto

10 de dezembro de 2021
Imagem - Ane Souz

A decisão impacta a realização de eventos com aglomeração, como o Carnaval da Liga dos Blocos em Ouro Preto

Karina Peres e Lucas Porfírio 

Em uma coletiva de imprensa realizada pela Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, no Teatro Municipal Casa da Ópera, no início da tarde desta sexta-feira (10), os prefeitos de Ouro Preto, Mariana e Itabirito anunciaram que o Carnaval dos três municípios está oficialmente cancelado. Segundo as autoridades, a medida visa proteger a saúde e a segurança da população, devido aos riscos decorrentes da nova variante do coronavírus. Em Ouro Preto e Itabirito a festa acontecerá online. As cidades decidiram, também, por não promoverem a realização do Réveillon. 

A decisão ocorreu após a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, composta por 30 prefeituras, recomendar, por unanimidade, a não realização de eventos com aglomeração durante o Carnaval e o fim de ano. “A principal justificativa é a questão da vacinação, precisamos avançar ainda mais, e precisamos resguardar a nossa população. A saúde da população é a prioridade de nós gestores das cidades históricas”, afirmou o presidente da associação e prefeito de Itapecerica, Wirley Reis. 

Ainda, Wirley explicou que a decisão não significa o fechamento das cidades para visitação durante o feriado de Carnaval, que será incentivado o turismo cultural, gastronômico e o ecoturismo. “Esperamos, também, um posicionamento do Governo do Estado e das autoridades em saúde. [...] Esperamos incentivo por parte do Estado com recursos, quem sabe um grande programa de divulgação das nossas cidades, das nossas potencialidades culturais, artísticas, do turismo de pessoas, do turismo familiar. Minas Gerais é um celeiro de arte e cultura e recebe todos os turistas de braços abertos”, completou. 


Itabirito e Mariana já haviam anunciado a decisão pelo cancelamento do Carnaval durante a semana. “Nós vimos a maioria das cidades históricas de Minas Gerais anunciando que não realizariam o Carnaval. [...] A nossa tendência, também, é a não realização do Carnaval de Ouro Preto. Como aconteceu em 2021, não teremos o Carnaval em 2022. Nós procuraremos realizar eventos culturais que possam ser transmitidos para as redes sociais e movimentar uma programação na cidade de maneira a aquecer o turismo”, pontuou o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo. 

O prefeito interino de Mariana, Juliano Duarte, informou que, apesar do cenário epidemiológico da cidade estar controlado, a pandemia ainda não acabou e que a saúde da população é sua prioridade. “Esse é um tema muito polêmico, tem gente que defende a realização, muito por causa da movimentação econômica e porque gosta da festa, mas muita gente também é contra. Nós sabemos que a pandemia ainda não acabou, muitas cidades ainda não estão com a população 100% vacinada e nós dependemos do envio de doses do Estado. Eu respeito a decisão de todos, mas em Mariana, a vida vem sempre em primeiro lugar, por isso tomamos a decisão de não ter o Carnaval em 2022. E posso dizer que é uma decisão acertada, porque a maioria da população é contrária à realização do evento”, afirmou Juliano.

Com o cancelamento do Carnaval com aglomerações, Orlando Caldeira, prefeito de Itabirito, anunciou que a cidade, como no último ano, promoverá a realização do Carnaval Virtual. “A vacinação nos trouxe uma certa tranquilidade, os números caíram. Itabirito chegou a ter 800 casos semanais, hoje estamos em uma média de 8 casos, com a pandemia controlada. Mas não podemos facilitar, o nosso Carnaval será online, estamos contratando as bandas de Itabirito, vamos fazer uma festa através da internet, já temos experiência em termos realizado outras”, concluiu. 

Carnaval da Liga dos Blocos e Escolas de Samba 

A Prefeitura de Ouro Preto havia programado o anúncio oficial da realização do Carnaval para o dia 15 de dezembro. Está prevista uma conversa com a Liga dos Blocos e com as Ligas das Escolas de Samba do município. Entretanto, de acordo com Angelo Oswaldo, a reunião deve reiterar a decisão anunciada durante a coletiva de imprensa. 

A Liga dos Blocos de Ouro Preto, responsável pela realização do “Bloco Cabrobró”, “Bloco do Caixão", “Bloco Chapado” e “Bloco da Praia”, já havia iniciado a comercialização de ingressos. Para o prefeito de Ouro Preto essa foi uma atitude precipitada: “Se venderam ingressos fizeram uma precipitação. [...]. Nós, inclusive, deixamos para o dia 15 de dezembro a palavra final exatamente na expectativa de que pudesse haver alguma contemporização com essas atividades do Carnaval que tomou outros rumos em Ouro Preto nos últimos anos, com a participação desses grupos de estudantes. Isso tudo, também, está inviabilizado. Se não pode haver aglomeração não tem que haver nada que promova multidões em qualquer espaço”. 

Angelo Oswaldo afirmou, ainda, que "haverá fiscalização. Esperamos que todos tenham bom senso. Os estudantes vêm a Ouro Preto para estudar. Então não há sentido na realização de festas no momento em que essas estão suspensas em defesa da saúde do cidadão e da cidadã. Eu tenho certeza que os estudantes, comprometidos com a cidade e com a universidade, não vão querer atropelar uma normativa que está sendo praticada no país inteiro, especialmente em Ouro Preto”. 

Por fim, o prefeito esclareceu que não será liberado alvarás para eventos com aglomeração. “Sem alvará essas festas não podem ser realizadas. É uma questão de saúde pública. Se isso está sendo tomado amplamente nós não podemos virar uma ilha de fantasia. Não há sentido nenhum na realização do Carnaval em Ouro Preto quando todas as cidades de Minas Gerais, principalmente as turísticas  estão suspendendo o Carnaval”. 

Procurada pelo Jornal O Liberal, a Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto informou que “só se pronunciará sobre a realização do Carnaval após a decisão oficial da Prefeitura de Ouro Preto, prevista para o dia 15 de dezembro”.

Jornal O Liberal

Região dos inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário