http://www.jornaloliberal.net
Ouro Preto
04 de abril de 2022Por Karina Peres
Na última semana, a brasileira Bárbara Gosziniak tornou-se campeã mundial de storytelling pela Red Bull Brazilian, com a invenção de uma garrafa capaz de tornar qualquer água potável. Bárbara é mestranda em Engenharia de Materiais na Universidade Federal de Ouro Preto e representou o Brasil na etapa mundial que aconteceu em Istambul.
O projeto de Bárbara, chamado de “Aqualux”, é uma garrafa portátil para esterilização de água por radiação, com filtro carregado à luz solar. De acordo com a mestranda, “a ideia do projeto surgiu há cinco meses, como um dos pilares do meu mestrado. Eu estudo sobre esterilização de parasitas e radiação e queria aplicar esse estudo em algo que realmente pudesse fazer a diferença na vida das pessoas. Ele ainda está em fase de desenvolvimento, é necessária muita pesquisa para que eu possa garantir seu funcionamento adequado”, informou.
O Aqualux disputou o prêmio com cientistas de 44 países, em sua rede social, ela agradeceu a oportunidade de participar do evento mundial. “Obrigada RedBull por me dar a oportunidade de apresentar esse projeto incrível para o mundo! Eu e o projeto Aqualux vamos sair da Turquia mais preparados e com mais energia para alcançar o objetivo de tornar a água potável disponível para todos”, afirmou Bárbara.
Atualmente o Brasil tem cerca de 40 milhões de pessoas sem acesso à água potável, por isso, um dos objetivos do Aqualux é contribuir para amenizar essa realidade. “Muitas pessoas hoje no Brasil não possuem acesso à água potável. Ao ingerirmos água contaminada podemos contrair diversas doenças. [...] foi por isso que desenvolvi esse projeto. A garrafa filtra, esteriliza e refresca a água usando a luz do sol. Com isso, mesmo as pessoas que não têm acesso à energia elétrica podem usar”, declarou.
Agora, o Aqualux está em processo de prototipagem e, segundo sua criadora, o próximo passo é avaliar todas as possibilidades de fabricação da garrafa da forma mais acessível possível, para que o objetivo de democratização possa ser cumprido.
Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário