sábado, 23 de abril de 2022

Saiba em qual Perfil de Comunicação você se enquadra: Especialista, artista, humorista ou generalista

Você é especialista em algum tema e tem embasamento teórico, artigos publicados e, mesmo assim, têm dificuldades de repassar conhecimento de forma clara para todas as pessoas? Ou talvez tenha um perfil generalista, aquele que entende muito de vários temas, mas não consegue se aprofundar em nenhum deles? Bom, para o escritor, treinador comportamental e criador de conteúdo, Rodrigo Cardoso, o seu perfil pode ser definido em até quatro categorias.

Em seu livro “Leve Sua Mensagem Para o Mundo”, o escritor fala sobre como impactar e transformar pessoas através de treinamentos e palavras bem estruturadas. A obra ensina didaticamente como um bom palestrante deve conseguir usar a comunicação ao seu favor. Entre os temas, está a definição dos quatro tipo de perfis, sua qualidades e fraquezas: especialista, generalista, humorista e artista.

Especialista

Segundo Rodrigo, o especialista se aprofunda muito em um determinado tema, mas precisa entender que a forma de repassar o conhecimento precisa ser reparada. “A metáfora que eu uso é: imagine que você irá regar uma planta com uma mangueira de bombeiro. Você vai matar a planta. Por isso, é preciso saber mediar o conhecimento”, disse.

Generalista

O generalista é o oposto do especialista. “Ele é uma pessoa que entende muito de muita coisa, mas que acaba sem conseguir se aprofundar em um tema específico”, explicou.

Humorista

O humorista tem leveza e leva o humor em suas falas. “Mas a sua fraqueza é que, normalmente, além de ser muito superficial, ele usa máscaras emocionais e dependendo do seu posicionamento, ele pode acabar usando uma forma de humor ácido”, afirmou.

Artista

O artista é aquele que entende que apenas se comunicar não é o suficiente. “Você não gera transformação usando apenas a comunicação. Você se comunica também usando a emoção. Ele transforma, ensina e transmite conteúdo. Um treinador comportamental transforma vidas, justamente porque usa a emoção”, contou.

No livro, o autor conduz o leitor a absorver as características positivas de cada perfil e assim se tornar um Power Trainer.

Sobre Rodrigo Cardoso

Rodrigo Cardoso é escritor e criador de conteúdo e foi eleito o Melhor Treinador do Brasil pelo prêmio Top Chance, o Power Trainer Rodrigo Cardoso.

Engenheiro formado pela USP com pós-graduação em Psicologia, Rodrigo é Master Practitioner em Programação Neurolinguística e treinou diretamente com o criador da PNL – Richard Bandler e desde 1997 frequenta eventos do Tony Robbins, inclusive foi um dos “Leadership” do Date With Destiny.
Especialista em Atitude e Comportamento, ministra palestras e treinamentos por todo Brasil e exterior há mais de duas décadas.
Rodrigo Cardoso é considerado o “Treinador dos Treinadores” do Brasil. Rodrigo criou programas únicos e transformadores de Formação de Treinadores de alto impacto.

Jennifer de Paula
Diretora de Marketing e Gestão | MF Press Global



Nenhum comentário:

Postar um comentário