sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Casamento do século chega ao fim: príncipe Charles e Lady Diana se separam

Mundo

Acervo o globo

13 / 01/ 18

Há 25 anos, foi divulgada conversa entre herdeiro do trono e Camilla Parker Bowles, pivô da separação com Diana, em que disse que queria ser o absorvente íntimo da amante, então casada

Os 500 milhões de pessoas que acompanharam, pela TV, o casamento de Lady Di com o príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, já não se sentiam testemunhas de um conto de fadas. Mas tiveram a confirmação oficial quando, em 9 de dezembro de 1992, o primeiro-ministro John Major anunciou na Câmara dos Comuns, também com transmissão ao vivo para todo o mundo, a separação.
Na vida real, o poder corrosivo do cotidiano substituíra com eficácia a maçã envenenada. No dia seguinte ao casamento, celebrado em 29 de julho de 1981, Charles deixou a mulher de 21 anos no palácio para ir pescar. No ano seguinte, ignorou sua depressão pós-parto depois do nascimento de William. Quando nasceu o segundo filho, Harry, o casamento se mostrava deteriorado. Diana, infeliz, desenvolveu uma bulimia nervosa e chegou a tentar algumas vezes o suicídio, o que só viria a público mais tarde.
Cinco anos depois do casamento, Charles não se dava ao trabalho de disfarçar que voltara para os braços de Camilla Parker-Bowles, de quem fora namorado. Em março de 1992, chegou em cima da hora ao enterro do pai da princesa e partiu logo depois da cerimônia, sem dar atenção especial à mulher.
A vingança de Diana demorou, mas trouxe enorme ressentimento. O primeiro capítulo do que a mídia chamou de "novela real" foi a sua autorização para que os amigos se deixassem entrevistar pelo jornalista americano Andrew Morton, que em junho de 1992 publicou o livro "Diana: sua verdadeira história", narrando o inferno em que vivia a princesa. Além disso, ela não se esforçou para abafar ou negar o caso extraconjugal que tivera com o major James Hewitt, instrutor de equitação dos filhos, que chegou aos tablóides sensacionalistas em setembro.
No dia 13 de janeiro de 1993 foi divulgada uma conversa por telefone entre o príncipe Charles e a sua suposta amante, Camilla Parker Bowles. O príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, declara seu amor a Camilla, que também se diz apaixonada. Mais adiante, os dois lamentam as dificuldades para se encontrar e ele afirma que queria ser o absorvente íntimo de Camilla, então casada. O jornal sensacionalista "The Sun" disse que a conversa reduz as possibilidades de o príncipe se tornar rei: "seis minutos de uma gravação de amor que poderão custar o trono".
Foi a partir desse romance que surgiu uma outra Diana, mais segura e bonita, frequentadora de academias, que ofuscaria o marido com sua presença. A "rainha no coração do povo", como era chamada, já amadurecera quando obteve a "separação amigável". Quatro anos depois, em 1996, ela concordaria com o divórcio, renunciando ao título de Alteza Real mas mantendo o de princesa de Gales. Além disso, receberia o equivalente a US$ 23 milhões

globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário