sábado, 13 de janeiro de 2018

Churchill imortalizado em várias obras literárias

O TEMPO

HISTÓRIA



Um dos grandes nomes da Segunda Guerra Mundial, britânico ganhou diversas biografias





PUBLICADO EM 13/01/18 - 03h00

São Paulo. Já está nos cinemas o filme “O Destino de uma Nação”, dirigido por Joe Wright e que tem como protagonista o primeiro-ministro britânico da época da Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill (1874-1965), interpretado brilhantemente por Gary Oldman. Mas não é só o cinema que se propôs a contar a história – ou trechos da trajetória – do estadista.
O leitor interessado em Winston Churchill tem uma oceânica bibliografia à sua disposição. A começar pelas palavras do próprio personagem em sua monumental “Memórias da Segunda Guerra Mundial”. Seis volumes, no original, que valeram o Prêmio Nobel de Literatura ao estadista. No Brasil, saiu na íntegra nos anos 50, em dez volumes, pela Editora Nacional. Hoje, há disponível uma edição reduzida, em dois volumes, da Nova Fronteira.
O estilo de Churchill é marcante, leve e incisivo ao mesmo tempo. Ficamos nos perguntando como um político podia escrever tão bem. Mas é que nos baseamos nos parâmetros de hoje. Houve tempo em que homens públicos eram também intelectuais, por incrível que isso possa parecer.
Das biografias, a mais reputada é a de Martin Gilbert, “Churchill: Uma Vida”, também em dois volumes (Casa da Palavra). “Churchill”, de Roy Jenkins (Nova Fronteira), também é respeitadíssima. São extensas, bem pesquisadas e bem escritas. Vão da infância à participação do personagem na Segunda Guerra Mundial, quando teve seu grande momento.
Historiador. Churchill tem sido estudado, em vagas sucessivas, pelo historiador britânico John Lukacs, que a ele dedicou inúmeras obras. Vários de seus livros já foram lançados no Brasil, como “O Duelo Churchill x Hitler” e “Churchill: Visionário, Estadista, Historiador”.
Mas é em “Cinco Dias em Londres” que Lukacs se concentra sobre esse curto período de tempo, decisivo não apenas para o povo britânico, mas para a Europa e toda a humanidade.
O próprio Lukacs conta que, ao longo das suas pesquisas, foi dando importância crescente a alguns dias de maio de 1940, até considerá-los como fundamentais para o desfecho da Segunda Guerra Mundial. Neles, Churchill teve de enfrentar uma acirrada batalha de bastidores contra os que preferiam um acordo com Hitler ao enfrentamento.
Churchill era, em princípio, contra qualquer tipo de negociação. No entanto, mesmo Churchill chegou a pensar em capitular e aceitar um arranjo com a Alemanha. Entregaria a Europa para salvar sua ilha? “O mundo não imagina o quanto Hitler esteve perto de ganhar a guerra”, escreve Lukacs.

Winston Churchill é retratado em várias obras, dos mais distintos tipos de mídia
“As Garras do Leão” (1972) – filme
Bastante conhecido por dirigir o filme “Gandhi” (1982), o cineasta inglês Richard Attenborough adaptou, em 1972, o livro do próprio Churchill sobre sua juventude, incluindo a fase em que foi correspondente de guerra na África do Sul. Simon Ward interpreta o jovem Churchill.

The Crown” (2016) – seriado (Netflix)
Criada por Peter Morgan, “The Crown” tornou-se uma das principais séries dos últimos anos. Trata-se de uma crônica sobre o reinado de Elizabeth II (Claire Foy). A figura de Churchill marca presença, com ótimo desempenho do ator John Lithgow, que venceu o Emmy e o Globo de Ouro por sua atuação.

“Churchill’s Secret” (2016) – telefilme
Feito para a televisão, “Churchill’s Secret” retrata um momento frágil da vida do estadista britânico, pouco depois de sofrer um derrame. O filme traz Michael Gambon, famoso por seu Dumbledore na franquia Harry Potter, no papel de Winston Churchill, e direção de Charles Sturridge.

“O Destino de uma Nação” (2017) – filme
Com a Grã-Bretanha à beira de perder a Segunda Guerra Mundial para a Alemanha, Winston Churchill sofre pressão para fazer um acordo com Hitler, mas resolve tomar outra atitude. O filme possui uma espetacular performance do ator Gary Oldman no papel do estadista.

O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário