terça-feira, 10 de maio de 2016

Grupo entrega abaixo-assinado ao MPMG para que Samarco volte a operar

O Tempo

CAROLINA CAETANO
Nessa segunda-feira (9) integrantes do movimento “Justiça sim, desemprego não” se reuniram com o promotor do Meio Ambiente Carlos Eduardo Ferreira Pinto e entregaram um abaixo-assinado com cerca de 16 mil assinaturas para que a Samarco volte a operar em Mariana. Desde o rompimento da barragem de Fundão, na região as atividades da mineradora estão suspensas. 

“Atualmente, juntando todos os setores, Mariana tem cerca de 11 mil desempregados. Muitos dependem do emprego na Samarco e nossa preocupação é que, caso as atividades não sejam retomadas, o número de pessoas sem emprego aumente”, explicou a presidente de movimento, Poliane Aparecida de Freitas, de 28 anos.

Segundo ela, o grupo pede uma reunião com todos os envolvidos no caso para que seja apresentada uma proposta com solução para o problema. “Queremos que cada um abra um espaço na agenda para tentarmos entrar em um consenso. Mas tem que ser o mais rápido possível”, finalizou a presidente.

 Por meio de nota, a Samarco informou que considera imprescindível o retorno às operações "não somente para cumprir os compromissos assumidos no Acordo assinado com os governos, mas também para gerar caixa e assim analisar a manutenção dos empregos". 
A empresa também destaca que ainda mantém a sua força de trabalho e que desde novembro já adotou medidas como licença remunerada e férias coletivas aos seus funcionários. Além disso, a mineradora informou que em janeiro negociou com os sindicatos a suspensão temporária de contrato de trabalho (lay-off) por três meses e, em seguida, renovou a suspensão para até o dia 25 de junho, no que chama de "esforço para evitar demissões". 
A expectativa da Samarco é voltar a operar ainda no último trimestre deste ano. "Esse é o cenário que nós esperamos, mas depende de entendimentos com os órgãos competentes para o licenciamento", disse, ainda.
No dia 24 de fevereiro a empresa protocolou junto ao órgão ambiental de Minas Gerais o primeiro documento para permitir a abertura do processo de licenciamento, visando à discussão de uma futura retomada parcial de suas operações. 
O Tempo


Nenhum comentário:

Postar um comentário