segunda-feira, 16 de maio de 2016

Ministro chega a Mariana e não aprova retomada imediata da Samarco

O novo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV-MA), fez um sobrevoo na manhã desta segunda-feira (16) na região atingida pela lama da barragem de Fundão, em Mariana, na região Central do Estado, e declarou ser contra a volta imediata das operações da mineradora Samarco.
A posição do ministro é uma reação ao objetivo do prefeito de Mariana, Duarte Junior "Du" (PPS), de assinar no encontro desta segunda um Termo de Conformidade, liberando a Samarco para retomar as atividades na cidade. No entanto, para isso, ainda é preciso a liberação ambiental pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Antes do encontro, Sarney Filho afirmou que ainda é muito prematura qualquer movimentação no sentido de reiniciar as atividades da empresa, já que o que ele viu não o agradou. "Temos que ter certeza que a tragédia acabou para pensar nisso. O que vi hoje não foi isso", disse.
O ministro acredita ainda que, para os trabalhos recomeçarem, é preciso haver a garantia de que a operação seja em outros moldes e não como era antes do acidente.
Segundo o prefeito Duarte Junior, porém, a Samarco está apta a retomar a operação. O chefe do Executivo da cidade justifica citando a necessidade de recuperar a arrecadação e de garantir o futuro dos empregados da Samarco. 
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário