quarta-feira, 4 de maio de 2016

Supergonorreia incurável preocupa Grã-Bretanha

O Tempo

TEMOR



PUBLICADO EM 04/05/16 - 03h00

Bactéria é transmitida sexualmente e pode causar infertilidade.



Londres, Reino Unido. Médicos disseram estar “extremamente preocupados” com a disseminação de uma supergonorreia na Inglaterra. 
Por causa de uma nova bactéria, um alerta nacional foi emitido no ano passado, quando foram registrados casos em Leeds, no condado de Yorkshire, na região central do país. Um dos principais tratamentos contra a doença mostrou-se ineficaz contra essa variedade.
A agência governamental Public Health England reconheceu que medidas tomadas para conter a epidemia tiveram “sucesso limitado”. Até o momento, foram confirmados 34 casos de supergonorreia, mas acredita-se que essa seja apenas a ponta do iceberg, já que uma pessoa com a infecção pode não ter sintomas.
Médicos temem que em breve seja impossível tratar a doença, que é transmitida sexualmente e pode levar à infertilidade. O surto começou em casais heterossexuais, mas agora é detectado também em homens gays. “O problema é que (eles) tendem a disseminar infecções mais rapidamente, já que trocam de parceiros com maior frequência”, diz o médico especialista em saúde sexual Peter Greenhouse.
Esse grupo também tem maior probabilidade de casos de gonorreia na garganta, onde é maior a chance de o organismo desenvolver resistência a antibióticos, já que esses medicamentos são administrados em menor dosagem para infecções nessa área do corpo, que também está repleta de outras bactérias que podem ser resistentes a drogas.
A gonorreia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, transmitida por sexo vaginal, oral e anal sem proteção e muito adaptável e resistente a antibióticos.

O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário