sábado, 15 de outubro de 2016

As primeiras cidades coloniais

É certo que os espanhóis que desembarcaram no Caribe, no fim do século XV, e a frota de Pedro Álvares Cabral, que chegou à Bahia em 1500, não estavam viajando a lazer. Ainda assim, em suas rotas em busca de mercadorias, encontraram belos cenários, onde fundaram seus primeiros povoados que, de pequenas vilas, acabaram ganhando importância histórica e turística.
Haiti
A chegada de Cristovão Colombo às Américas é celebrada no dia 12 de outubro, de 1492, data que marca a passagem do navegador genovês por San Salvador, nas Bahamas. Dias depois, Colombo não pensava em desembarcar no Haiti, mas parou por lá porque seu navio, o Santa María, encalhou na costa oeste.
Com o que sobrou da embarcação, Colombo ergueu um forte, La Navidad, onde 39 espanhóis estabeleceram o povoamento que ele batizou de Insula Hispana. Hoje, essa pequena cidade com praias de águas cristalinas e muito verde ao redor tem 4.000 habitantes e se chama Môle-Saint-Nicolas, nome adaptado à colonização francesa que se seguiu.
A mais antiga
Oficialmente, a cidade mais antiga das Américas é Santo Domingo, capital da República Dominicana, fundada em 1498. Seguindo pelas águas azuis do mar do Caribe, a colonização espanhola chegou, enfim, ao México e fundou, em 1519, a cidade continental inicial das Américas, à época chamada de Villa Rica de La Cruz, atualmente chamada de Veracruz. 
Em 1525, outros exploradores batizavam a cidade de Santa Marta, na Colômbia, tornando a localidade sul-americano o primeiro assentamento oficial da América do Sul.


Pioneiras no extremo sul do continente americano

De Santo Domingo, na República Dominicana, a caravela colonizadora seguiu rumo ao sul das Américas, desembarcando na cidade considerada a pioneira da América do Sul: Santa Marta, na Colômbia, país que, como se sabe, ganhou o nome do colonizador do continente.
O município é capital do Estado de Magdalena. Suas praias, no entanto, não são as melhores da região. Na cidade, vale conhecer o centro histórico, que tem um bela catedral e a praça principal.
Entretanto, as duas atrações mais interessantes da região são a Ciudad Perdida, um roteiro histórico pelas montanhas de Sierra Nevada de Santa Maria, com cachoeiras, rios e sítios arqueológicos; e o Parque Nacional Tayrona, que tem as belas praias caribenhas por onde chegou o fundador da cidade, Rodrigo de Bastidas, em 1525.
Já Santiago del Estero foi fundada na Argentina, pelo explorador espanhol Francisco de Aguirre. A cidade não preservou muito de seu acervo histórico. A impressionante catedral de Santiago del Estero, erguida em 1570, é um dos principais atrativos. Outro programa é visitar o parque onde está o monumento em homenagem ao fundador da cidade. O local é frequentado pelos moradores por conta de uma praia artificial, que oferece no verão temperaturas que chegam aos 40°C.
Muitos desses locais se mantêm preservados porque foram abertos à visitação


Desceu na Bahia, mas fundou...

Mais abaixo, em 1500, Pedro Álvares Cabral chegara à Bahia. Foi nessa região que encontrou o monte que batizou de Pascoal e onde foi realizada a primeira missa de Páscoa do país. A ocupação portuguesa no Brasil se deu aos poucos pelo Estado. As cidades litorâneas de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Belmonte compõem a Costa do Descobrimento, patrimônio Natural e Mundial pela Unesco desde 1999.
Além de belas praias, esses municípios oferecem uma visão da História. Em Porto Seguro, o centro preserva um conjunto arquitetônico típico do início da nossa colonização, incluindo o Marco de Posse, a igreja de Nossa Senhora da Penha e a igreja de São Benedito. O Quadrado de Trancoso é outro ponto de interesse: uma grande praça retangular cercada de árvores e casas coloniais.
O primeiro local do Brasil a se tornar oficialmente uma cidade, no entanto, foi São Vicente, no litoral sul de São Paulo, em 1532, por Martim Afonso de Sousa.

Novo Mundo
O continente americano foi batizado como Novo Mundo pelos europeus, mas suas civilizações começaram antes da chegada de Colombo. A mais antiga é Caral, que fica no vale do Supe, a 200 km de Lima, no Peru. A cidade tem cerca de 5.000 anos e foi explorada em escavações pela arqueóloga peruana Ruth Shady, na década de 90. A complexa civilização da época ocupava área de 65 hectares e era formada por estruturas piramidais e área sagrada. No sítio arqueológico, há seis pirâmides que se destacam (uma com 18 m de altura), praças circulares e algumas residências antigas, entre outros prédios. Segundo estimativas, o local abrigou de mil a 3.000 mil indivíduos.

Influência hispânica

Nos Estados Unidos, St. Augustine, fundada em 1565 na Flórida, é considerada a primeira cidade espanhola na parte continental. O local preserva seu acervo histórico e promove passeios que destacam a influência hispânica. Antes, porém, os espanhóis fundaram, em 1510, a cidade de Caparra, em Porto Rico. Extinta 13 anos depois, hoje é um sítio arqueológico aberto à visitação.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário