sábado, 8 de outubro de 2016

Enjoo matinal estaria ligado a menor risco de aborto

O Tempo

SAÚDE

PUBLICADO EM 08/10/16 - 03h00


Mulheres com sintomas têm de 50% a 70% menos chances de perder feto, aponta novo estudo







Washington, EUA. Os enjoos matinais e os vômitos estão relacionados a um menor risco de sofrer um aborto espontâneo, segundo um estudo publicado recentemente na revista científica “Jama Internal Medicine”.

As mulheres com esses sintomas têm entre 50% e 75% menos riscos de perder o bebê em comparação com as gestantes que não tiveram enjoos. O estudo acompanhou 797 mulheres. Todas as participantes tinham tido um ou dois abortos espontâneos anteriores.

Os autores analisaram as informações fornecidas por todas as mulheres. As grávidas registraram suas náuseas e seus vômitos diariamente durante o período que vai da segunda até a oitava semana da gravidez, e depois responderam um questionário mensal até a 36ª semana.

Em geral, as náuseas e os vômitos param de ocorrer durante o quarto mês de gravidez. Mas algumas mulheres podem ter esses sintomas até o dia do parto.

“A ideia de que os enjoos matinais indicam que a gravidez está indo bem é estendida há algum tempo, mas até agora não tínhamos dados estatísticos sólidos para fortalecer esta crença”, ressaltou Stefanie Hinkle, pesquisadora no Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano dos EUA e uma das autoras principais deste trabalho.

“Nossa pesquisa estuda os sintomas desde as primeiras semanas de gravidez, logo depois da concepção, e confirma que há um vínculo entre os enjoos e uma redução do risco de perder o feto”, acrescentou.

O novo estudo não se aprofundou nas razões pelas quais as náuseas e os vômitos podem diminuir o risco de aborto.

Os motivos de tal associação ainda são desconhecidos, mas os pesquisadores acreditam que as náuseas podem proteger o feto de toxinas e outros micro-organismos presentes em alimentos e bebidas ingeridos pela mãe. Pesquisas anteriores também sugeriram que a náusea e os vômitos estão associados a um menor risco de perda do feto.

Alguns especialistas acreditam que a náusea pode incentivar uma gravidez saudável ao levar as mulheres a comerem menos, reduzindo assim o risco de expor o feto a toxinas.

O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário