domingo, 9 de outubro de 2016

Comida é contaminada assim que cai no chão, diz pesquisa

O Tempo

EM XEQUE



Estudo contrapõe crença de que alimento pode ser consumido se for pego em até 5 segundos


PUBLICADO EM 09/10/16 - 03h00

SÃO PAULO. De acordo com a sabedoria popular, qualquer alimento que caia no chão pode ser consumido sem risco, se for coletado em até cinco segundos. A má notícia, no entanto, vem de um estudo da Rutgers University, em Nova Jersey, Estados Unidos, que contraria essa crença. A conclusão dos pesquisadores é que os alimentos ficam contaminados assim que caem ao chão. No Brasil, apenas em 2015, cerca de 9.300 pessoas foram hospitalizadas por doenças transmitidas por alimentos.
Durante o estudo, pesquisadores norte-americanos selecionaram quatro tipos de piso (azulejo, madeira, carpete e aço inox) e quatro tipos de alimento (pão branco, pão com manteiga, melancia e bala de goma), que entraram em contato por tempos de menos de um segundo até cinco minutos antes de serem analisados.
“Nossa principal conclusão é que a regra dos cinco segundos não é verdadeira. Bactérias podem se transferir para o alimento mesmo em uma fração de segundo. Mas o tempo de contato faz bastante diferença”, comenta o professor Donald Schaffner, um dos responsáveis pelo estudo.
Superfícies foram contaminadas com bactérias Enterobacter aerogenes, similar à salmonela. A melancia teve as taxas de contaminação mais altas do experimento, com até 97% em cinco segundos sobre o piso cerâmico. Com menos de um segundo no aço inox, a contaminação já era de 91%. Isso ocorre, de acordo com os cientistas, pela composição da fruta, que tem muito líquido. Já as balas de goma são mais secas e obtiveram as menores taxas de contaminação na análise do estudo: 11% após cinco minutos sobre o azulejo.

Dano à saúde depende da bactéria

SÃO PAULO. Segundo o professor Donald Schaffner, o risco de contrair alguma doença após consumir comida do chão depende do tipo de bactéria que contaminou o alimento.
“A maioria delas é inofensiva para o organismo humano e não causará mal. Algumas cepas de bactérias como a salmonela, no entanto, podem causar graves infecções abdominais”, afirmou o professor. 
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário