segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Ziraldo recebe homenagem

O Tempo

DISTINÇÃO


Faculdade de Direito da UFMG concede sua Medalha de Honra ao escritor e cartunista


PUBLICADO EM 03/10/16 - 03h00






Ex-aluno da Faculdade de Direito da UFMG, o escritor e cartunista Ziraldo está entre as 14 personalidades, de diversas áreas, que serão homenageadas, hoje, com a Medalha de Honra da universidade. A cerimônia, que ocorrerá no auditório Máximo Alberto Deodato, marcará o início das comemorações dos 125 anos da Faculdade de Direito. Ziraldo graduou-se na instituição em 1957. Na celebração, ele vai contar histórias da época de estudante.
Mineiro de Caratinga, Ziraldo já atuou como cartunista, desenhista, escritor, jornalista, cronista, chargista, pintor e dramaturgo. Em 1954, trabalhou no jornal “Folha de Minas” e, em 1957, na revista “O Cruzeiro”. Em 1960, lançou a revista em quadrinhos “A Turma do Pererê”, a primeira desenhada por um só autor e pioneira no uso de cores no Brasil. Em 1963, ingressou no “Jornal do Brasil”. Em 1969, participou da fundação do semanário “O Pasquim”.
Em 1969, Ziraldo lançou seu primeiro livro infantil, “Flicts”. Em 1980, publicou “O Menino Maluquinho”, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil. O livro foi adaptado para o teatro, televisão, quadrinhos, videogames e cinema. As obras de Ziraldo já foram traduzidas para diversos idiomas e publicadas em revistas conhecidas internacionalmente.
A homenagem a Ziraldo está inserida no programa Direito a Prosa, Verso, Poesia & Cia. A iniciativa pretende resgatar a memória e buscar a inovação a partir da expressão dos ex-alunos ilustres da Faculdade de Direito, abrindo espaço de diálogo e de encontro para criação, entretenimento, expressão artística e literária.
O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário