segunda-feira, 23 de maio de 2022

Muitos dizem ter métodos próprios. Quem valida os métodos? Uma pessoa pode ter um método sem ser validado?

De acordo com a United States Pharmacopeia XXIV (2000), validação de métodos analíticos “é o processo pelo qual é estabelecido, por estudos de laboratório, que as características executadas do método satisfazem os requisitos para as aplicações analíticas praticadas”.


Indo além disso, é possível que uma pessoa tenha um método sem ser validado? A especialista Sandra Raphael reafirma que todo conceito, método ou inovação precisa, sim, ser submetido aos rigorosos e muito bem definidos critérios para que se apresente à uma banca e que ela possa avaliar, através de métodos científicos, atribuir títulos.

“É claro que existe mal-estar acerca dessa questão, por parte dos que entendem, ou julgam-se, autoridades que podem atestar ideias e conceitos”, pontuou.

Mas Sandra deixou claro que o intuito não é contestar à risca essas comprovações, mas sim apontar os benefícios já existentes por métodos submetidos a essas avaliações.

Por outro lado, é preciso elucidar que não é qualquer profissional que pode afirmar que tem um método ou um conceito. 

“Existe uma euforia, sobretudo nas redes sociais, pela quantidade de gente que afirma ter métodos ou conceitos. Mas não é bem assim. Se você não é um doutor, um PhD - esse segundo principalmente - você não tem nenhum dos dois. A não ser que eles tenham sido aprovados por um comitê científico”, pontuou.

Sobre Sandra Raphael

Sandra Raphael, Administradora de Empresas e pós-graduada em Gestão, pela Nova School of Business & Economics – Lisbon, Portugal. Master Coach certificada pela The International Association of Coaching e SLAC Sociedade Latino Americana e tem Certificação Internacional de Chief Happiness Officer. Fundadora da escola de negócios em Luanda, Angola. Palestrante, treinadora e consultora, especialista em multiculturalidade e interculturalidade. Vasta experiência nos mercados brasileiros, europeu e africano. Autora e co-autora de artigos e case studies sobre a Gestão em Ambiente Multicultural. 


Victor Silva
Follow Up | MF Press Global


Nenhum comentário:

Postar um comentário