quarta-feira, 25 de maio de 2022

VLI lança desafio de inovação para startups e empresas de tecnologia que atuam no setor ferroviário

Em sua segunda edição em 2022, o Innovation Day selecionará a melhor solução para abertura e fechamento automáticos de vagões


A VLI – empresa de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais – lança o desafio de abertura e fechamento automáticos de vagões para startups e empresas de tecnologia focadas no desenvolvimento de soluções para o setor logístico. Para participar do Innovation Day os interessados poderão se inscrever no portal do Inova VLI (https://inovavli.com.br/desafios/) até o dia 27 de maio. Os participantes terão encontros, on-line e presenciais, com a equipe técnica da VLI nos quais receberão orientações ao longo do evento. Após a conclusão das etapas, a startup selecionada apresentará uma proposta para solução do desafio e poderá ser contratada pela companhia.


De acordo com o product manager do Inova VLI, Marcos Garcia Filho, o desafio busca automatizar o processo de abertura e fechamento das tampas dos vagões nos terminais integradores da companhia. “Precisamos de uma solução de automação ou robotização do processo de abertura, limpeza e fechamento da parte superior dos vagões. Dessa forma, iremos reduzir riscos operacionais sem onerar o processo de carregamento dos vagões”, destaca.


Após a inscrição, as participantes serão orientadas sobre o que devem entregar em cada etapa do desafio. Para o Innovation Day, serão selecionadas aproximadamente oito startups, onde cada uma terá 60 minutos para apresentar sua proposta de solução e responder aos questionamentos das equipes do Inova VLI e do terminal integrador definido para testes do conceito desenvolvido. No dia 24 de junho será anunciada a equipe vencedora.


O desafio para abertura e fechamento automáticos de vagões é o segundo edital lançado para participação de startups e empresas de tecnologia em 2022. Em março, a companhia realizou o desafio “Pátio do Futuro”, para desenvolvimento de soluções na digitalização da coleta e processamento das informações referentes às etapas operacionais do pátio ferroviário e sinalização das rotas operacionais, como posicionamento dos Aparelhos de Mudança de Via (AMVs).


Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita em 2020 e 2021 a empresa mais inovadora do país na categoria “Logística e Transportes” pelo Prêmio Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.


daniela galvão | public relations
grupo bcw brasil | máquinacw 



Nenhum comentário:

Postar um comentário