terça-feira, 31 de maio de 2022

OURO PRETO REALIZA ENCONTRO HISTÓRICO DE ZÉ PEREIRAS

 http://www.jornaloliberal.net 

Ouro Preto

31 de maio de 2022
Imagem - Ane Souz

Este é o primeiro evento que se tem notícia em Minas Gerais e no Brasil

Por Lucas Porfírio 

No último sábado, a Praça Tiradentes foi cenário do I Encontro de Zé Pereiras de Ouro Preto. O evento reuniu apresentações de cinco agremiações: Zé Pereira dos Lacaios, Zé Pereira do Padre Faria, Zé Bastião, Zé Pereira de Mar de Espanha e Zé Pereira de Piranga. 

O I Encontro de Zé Pereiras foi uma realização da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e do Clube Zé Pereira dos Lacaios de Ouro Preto.

“O encontro é fruto de colaboração de subvenções que a prefeitura deu aos clubes folclóricos da cidade. É um sonho do Zé Pereira dos Lacaios, essa instituição pioneira em Minas Gerais [...]. Como não teve carnaval, nossa programação foi toda on-line, os grupos de Zé Pereira manifestaram interesse nesse encontro [...]. Estamos muito felizes em ver essa Praça cheia, com pessoas da cidade, que vieram prestigiar esse trabalho. É Ouro Preto para os ouro-pretanos, é isso que a gente quer”, afirmou a secretária de cultura e turismo, Margareth Monteiro.

Monica Fagundes é moradora do Bairro Vila Aparecida e estava no encontro acompanhada de sua família. Para ela, essa foi uma excelente iniciativa. “Muito legal o evento. [...] Sempre acompanho o Zé Pereira em Ouro Preto e é muito bacana poder conhecer as tradições culturais de outras cidades”, completou.

Para os grupos visitantes, o momento foi de alegria. José Francisco Dutra, o Zezinho, é continuador e presidente do centenário Zé Pereira da cidade de Mar de Espanha há mais de sessenta anos. Ele conta que o bloco abre o carnaval e é o mais aguardado da cidade.

“Todos os anos, há mais de 50 anos, nós abrimos o carnaval da cidade. [...] Eu e outras pessoas mantivemos o bloco ao longo dos anos, tendo diferenciado um pouquinho do original. Antes, tinha uma mulinha e para fazer mais medo, trocamos por um boi que corre atrás das pessoas. [...] O Nosso Zé Pereira faz o melhor carnaval da cidade”, contou o presidente.

O Zé Pereira dos Lacaios de Ouro Preto, fundado em 1867, é o bloco de carnaval mais antigo do país em atividade.  Durante a apresentação, a agremiação resgatou a tradição dos carros alegóricos e da Guarda de Honra de Lacios montada a cavalo. Há mais de 60 anos o bloco não saia em sua formação original. “O Zé Pereira é querido em várias cidades de Minas Gerais. O interessante deste evento é mostrar as diferentes características de cada grupo, que são muito interessantes. [...] Desde o início, quando a gente anunciou que iria realizar o I Encontro, o povo de Ouro Preto já conclamava, já esperava pelo Zé Pereira dos Lacaios”, relatou Arthur Ramos, presidente do Zé Pereira dos Lacaios e organizador do encontro. 

“Estou achando muito legal o evento, estávamos precisando, sentindo falta. Estava ansiosa para o Zé Pereira dos Lacaios, mas gostei de todos. Sempre acompanho o Zé Pereira dos Lacaios e trouxe o meu filho Lucas”, contou a moradora do bairro Taquaral, Delma Regina. 


Jornal O Liberal
Região dos Inconfidentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário